Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13707
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Vivências no estágio supervisionado com ênfase no ensino de libras com L1: tempo-espaço formativo na licenciatura em letras libras |
Título(s) alternativo(s): | Experiences in the supervised internship with an emphasis on teaching Libras with L1: formative time-space in the degree in Libras letters |
Autor(es): | Lima, Alda de Ataide |
Primeiro Orientador: | Silva, Maria Angélica da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Edineide dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Teixeira, Radjalma da Silva |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões no campo de estágio supervisionado 3 e 4 do curso de Letras Libras com base em fundamentações teóricas e vivências em sala de aula, visando colocar em questão as percepções ocorridas no período do estágio supervisionado com ênfase no ensino da Libras como primeira língua (L1). Trazendo uma análise crítica das práticas pedagógicas para o ensino da Libras como L1 desenvolvidas nos estágios, e também se propõe a discutir, refletir e analisar os diferentes momentos do estágio, desde o período das aulas teóricas em sala, para o momento de observação e, depois, da regência. Destacando, a importância deste tempo espaço na formação do docente. A análise e os resultados da pesquisa são apresentados de forma qualitativa, com respaldo em Carmo (2019) que aborda sobre a aquisição da Libras, bem como Quadros (1997) que discorrem sobre a educação dos surdos, entre outros autores que apontam caminhos que levam o discente em formação a estar comprometido em efetuar um trabalho paralelo com a realidade dos mútliplos campos de atuação. |
Abstract: | The present work aims to present reflections in the internship field supervised 3 and 4 of the Libras Literature course based on theoretical foundations and experiences in classroom, aiming to question the perceptions that occurred during the supervised internship period with an emphasis on teaching Libras as a first language (L1). Bringing a critical analysis of practices pedagogical techniques for teaching Libras as an L1 developed in internships, and also proposes to discuss, reflect and analyze the different moments of the internship, from the period of theoretical classes to room, for observation and then conducting. Highlighting the importance of this time and space in teacher training. The analysis and research results are presented in a qualitative, supported by Carmo (2019) which addresses the acquisition of Libras, as well as Quadros (1997) that discusses the education of the deaf, among other authors that point out paths that lead the student in training to be committed to carrying out parallel work with the reality of multiple fields of action. |
Palavras-chave: | Formação de Professores Letras-Libras Estágio supervisionado Teacher training Letras-Libras Supervised internship |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Libras) - Licenciatura |
Citação: | LIMA, Alda de Ataide. Vivências no estágio supervisionado com ênfase no ensino de libras com L1: tempo-espaço formativo na licenciatura em letras libras. 2022. 16 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13707 |
Data do documento: | 2-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vivências no estágio supervisionado com ênfase no ensino de libras com L1 tempo-espaço formativo na licenciatura em letras libras.pdf | 286.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.