00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13705
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Contribuições de gêneros textuais multimodais no ensino de português (L2) aos surdos: uma propostas didática-pedagógica preliminar
Título(s) alternativo(s): Contributions of multimodal textual genres in teaching Portuguese (L2) to the deaf: a preliminary didactic-pedagogical proposal
Autor(es): Silva, Jaísa de Lima
Santos, Leandra Cunha dos
Primeiro Orientador: Silva, Edineide dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Maria Angélica da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Jeylla Salomé Barbosa dos
Resumo: O presente trabalho insere-se nos estudos referentes à Educação bilíngue dos surdos brasileiros, na qual considera-se a Libras como primeira língua (L1) para os surdos e da necessidade do ensino da Língua Portuguesa escrita como segunda língua (L2). Consideramos o bilinguismo importante para o desenvolvimento de planejamentos e de estratégias linguísticas na elaboração de atividades didático-pedagógicas. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é refletir acerca de como os gêneros discursivos multimodais podem auxiliar no Ensino do português escrito (L2) aos estudantes surdos de uma escola pública na cidade de Maceió. Para fundamentar as análises, recorremos a discussão sobre letramento abordada por Kleiman (1995) e Ferreira (2018), a concepção de multimodalidade de Kress e van Leeuwen (1996), utilizamos os trabalhos de Bakhtin (2003) e Marcushi (2005) em relação aos gêneros textuais. Além desses, as pesquisas de Paiva (2014) sobre a aquisição de segunda língua e os de Salles (2004) que contribuíram para a reflexão de ensino e aprendizagem de L2. Quanto aos aspectos metodológicos, inicialmente, realizamos uma revisão bibliográfica da temática, descrevemos algumas bases conceituais da pesquisa colaborativa e optamos pela abordagem qualitativa. Além disso, fizemos uma pesquisa de campo, ao aplicarmos as atividades didático pedagógicas aos surdos de uma escola da rede de ensino estadual em Maceió - AL. Sendo assim, dividimos o trabalho em três partes. Na primeira parte, realizamos um resumo dos principais documentos legais e conceitos linguísticos e algumas abordagens linguísticas para o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas; na segunda parte, descrevemos uma proposta preliminar aplicada em campo, seguida da análise preliminar como conclusão desta metodologia. Por fim, esse estudo visa contribuir para mais discussões sobre a elaboração de propostas didáticas para que a língua possa ser inserida em diversas situações de comunicação e o aprendiz-surdo tenha acesso a textos selecionados adequadamente para sua realidade linguística.
Abstract: This work is part of studies relating to bilingual education for deaf Brazilians, in which Libras is considered as the first language (L1) for deaf people and the need to teach written Portuguese as a second language (L2). We consider bilingualism important for the development of planning and linguistic strategies in the elaboration of didactic pedagogical activities. Therefore, the objective of this research is to reflect on how multimodal discursive genres can help in teaching written Portuguese (L2) to deaf students at a public school in the city of Maceió. To support the analyses, we used the discussion on literacy addressed by Kleiman (1995) and Ferreira (2018), the conception of multimodality by Kress and van Leeuwen (1996), we used the works of Bakhtin (2003) and Marcushi (2005) in relation to textual genres. In addition to these, Paiva's (2014) research on second language acquisition and Salles' (2004) research, which contributed to reflection on L2 teaching and learning. Regarding methodologicalaspects, initially, we carried out a bibliographical review of the topic, described some conceptual bases of collaborative research and opted for a qualitative approach. Furthermore, we carried out field research, applying didactic-pedagogical activities to deaf people at a state school in Maceió - AL. Therefore, we divided the work into three parts. In the first part, we summarize the main legal documents and linguistic concepts and some linguistic approaches for the development of didactic-pedagogical activities; in the second part, we describe a preliminary proposal applied in the field, followed by preliminary analysis as a conclusion of this methodology. Finally, this study aims to contribute to more discussions about the development of didactic proposals so that the language can be inserted in different communication situations and the deaf learner has access to texts selected appropriately for their linguistic reality.
Palavras-chave: Educação Bilíngue
Ensino de português escrito
Ensino e aprendizagem
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Bilingual Education
Teaching written Portuguese
Teaching and learning
Portuguese language - Study and teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Libras) - Licenciatura
Citação: SILVA , Jaísa de Lima; SANTOS, Leandra Cunha dos. Contribuições de gêneros textuais multimodais no ensino de português (L2) aos surdos: uma propostas didática-pedagógica preliminar. 2023. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13705
Data do documento: 6-set-2023
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