00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13703
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Escrita em língua portuguesa da pessoa surda: um estudo bibliográfico
Título(s) alternativo(s): Writing in Portuguese by deaf people: a bibliographic study
Autor(es): Barros, Maysa Soraya Pereira de
Primeiro Orientador: Espírito Santo, Joseane dos Santos do
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Jair Barbosa da
metadata.dc.contributor.referee2: Calixto, Alessandra de Azevedo Costa
Resumo: Com base na concepção discursiva de língua (BAKHTIN, 2003), o objetivo no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos, como para os alunos ouvintes, deve ser a habilidade de produzir textos e não palavras e frases. Surge então a importância de se trabalhar muito bem o texto, inicialmente na Língua Brasileira de Sinais. A criança surda precisa aprender as duas línguas para se alfabetizar. Primeiramente, precisa aprender sua língua natural, a língua de sinais, e aprender a Língua Portuguesa na modalidade escrita, para poder interagir e se incluir no mundo letrado (BRASIL,2005). Nas produções escritas por surdos, observa-se que os alunos surdos não demostram um bom conhecimento linguístico ao reproduzir a Língua Portuguesa, evidenciando muitas dificuldades. É importante obter um pouco conhecimento dessa língua, para que possa viver em uma sociedade que em maioria é ouvinte. Devido a perda auditiva e, algumas vezes também visual, os surdos têm pouco acesso ao mundo em que vivem, para isso é necessário que os alunos surdos leiam muito bem em Português. Neste trabalho, abordaremos as atuais pesquisas sobre a escrita da criança surda, analisando alguns problemas enfrentados pelos discentes e pelas escolas que os mesmos frequentam, e as práticas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa na modalidade escrita. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, analisando as atuais pesquisas sobre o tema e as implicações que elas produzem. Utilizou-se a abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986), com leituras bibliográficas como procedimento para a coleta de dados. Desta forma, pretende-se com esse trabalho, abordar os estudos sobre as crianças surdas, visando melhorar a qualidade de vida delas, através de um conhecimento, ao menos básico, na leitura da Língua Portuguesa desde o ensino fundamental, podendo assim superar a exclusão que os surdos enfrentam ao interagir com pessoas ouvintes.
Abstract: Com base na concepção discursiva de língua (BAKHTIN, 2003), o objetivo no ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos, como para os alunos ouvintes, deve ser a habilidade de produzir textos e não palavras e frases. Surge então a importância de se trabalhar muito bem o texto, inicialmente na Língua Brasileira de Sinais. A criança surda precisa aprender as duas línguas para se alfabetizar. Primeiramente, precisa aprender sua língua natural, a língua de sinais, e aprender a Língua Portuguesa na modalidade escrita, para poder interagir e se incluir no mundo letrado (BRASIL,2005). Nas produções escritas por surdos, observa-se que os alunos surdos não demostram um bom conhecimento linguístico ao reproduzir a Língua Portuguesa, evidenciando muitas dificuldades. É importante obter um pouco conhecimento dessa língua, para que possa viver em uma sociedade que em maioria é ouvinte. Devido a perda auditiva e, algumas vezes também visual, os surdos têm pouco acesso ao mundo em que vivem, para isso é necessário que os alunos surdos leiam muito bem em Português. Neste trabalho, abordaremos as atuais pesquisas sobre a escrita da criança surda, analisando alguns problemas enfrentados pelos discentes e pelas escolas que os mesmos frequentam, e as práticas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa na modalidade escrita. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, analisando as atuais pesquisas sobre o tema e as implicações que elas produzem. Utilizou-se a abordagem qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986), com leituras bibliográficas como procedimento para a coleta de dados. Desta forma, pretende-se com esse trabalho, abordar os estudos sobre as crianças surdas, visando melhorar a qualidade de vida delas, através de um conhecimento, ao menos básico, na leitura da Língua Portuguesa desde o ensino fundamental, podendo assim superar a exclusão que os surdos enfrentam ao interagir com pessoas ouvintes.
Palavras-chave: Linguagem escrita - Surdos
Alfabetização- Surdos
Língua portuguesa para surdos
Written language - Deaf
Literacy- Deaf
Portuguese language for deaf
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Libras) - Licenciatura
Citação: BARROS, Maysa Soraya Pereira de. Escrita em língua portuguesa da pessoa surda: um estudo bibliográfico. 2023. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13703
Data do documento: 4-ago-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escrita em língua portuguesa da pessoa surda um estudo bibliográfico.pdf305.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.