Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13702
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Dialogando com aprendizes ouvintes do Curso de Letras – Libras Licenciatura: Ensino - Aprendizagem de Libras |
Título(s) alternativo(s): | Dialoguing with apprentice listeners of the Language Course – Libras Degree: Teaching - Learning Libras |
Autor(es): | Barros, Rosana Gomes da Silva Monteiro, Thaís Monick Lima |
Primeiro Orientador: | Stella, Paulo Rogério |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Nágib José Mendes dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Carlos Alberto Matias de |
Resumo: | Esta pesquisa volta-se para as narrativas de acadêmicos/aprendizes ouvintes que estão na reta final do curso de Letras - Libras: licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. O objetivo do estudo foi refletir sobre os sentidos produzidos por estes acadêmicos durante as disciplinas de Libras do respectivo curso e como se constituem as identidades desses professores em formação. Esta pesquisa se inscreve nos estudos da Linguística Aplicada (doravante LA) por alinhar-se ao entendimento de que as pesquisas no campo da Linguística devem tomar a realidade concreta como objeto de estudo (MOITA LOPES, 2006). Nesse movimento, compreende que a língua baliza as relações entre os sujeitos, sendo a sala de aula um dos espaços que reflete e também se constitui num complexo onde as relações são estabelecidas socialmente, numa dinâmica de retroalimentação entre os sujeitos sociais, corroborando assim com os estudos do Círculo de Bakhtin (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2003) que concebem a língua como um fenômeno social da interação verbal, não sendo possível a desvinculação entre discursos e vida de seus falantes. Como recorte metodológico, foram selecionadas três acadêmicas do curso, ambas residentes na capital de Maceió-Al, com idades de 27 , 28 e 41 anos. Foram realizadas entrevistas narrativas com as participantes por coadunamos com Minayo (1994) de que as entrevistas permitem que os sujeitos experienciem o mundo a partir de suas histórias. Os dados coletados foram analisados com base em autores que discutem sobre o ensino de Libras como língua adicional e compreende a formação de professores de línguas como um processo de construção com e a partir do outro mediante as interações e ressignificações das experiências vivenciadas na graduação (ALBRES, 2016). Os resultados apontam que as disciplinas de Libras foram incipientes no que concerne ao aprendizado da língua, não proporcionando, consequentemente, subsídios para uma atuação satisfatória enquanto docentes. Conclui-se, portanto, a importância da formação continuada de modo que estes aprendizes e futuros professores desenvolvam de fato uma competência comunicativa com e na língua de sinais. |
Abstract: | This research focuses on the narratives of hearing academics/apprentices who are in the final stretch of the Letters - Libras course: degree at the Federal University of Alagoas. The objective of the study was to reflect on the meanings produced by these academics during the Libras disciplines of the respective course and how the identities of these teachers in training are constituted. This research is part of the studies of Applied Linguistics (hereinafter AL) as it is aligned with the understanding that research in the field of Linguistics should take concrete reality as an object of study ( MOITA LOPES, 2006). In this movement, he understands that language guides the relationships between subjects, with the classroom being one of the spaces that reflects and also constitutes a complex where relationships are socially established, in a dynamic of feedback between social subjects, thus corroborating with the studies of the Bakhtin Circle (VOLÓCHINOV, 2017; BAKHTIN, 2003) that conceive language as a social phenomenon of verbal interaction, making it impossible to disconnect discourses from the lives of its speakers. As a methodological approach, three academics from the course were selected, both residing in the capital of Maceió-Al, aged 27, 28 and 41 years old. Narrative interviews were conducted with the participants because we agree with Minayo (1994) that interviews allow subjects to experience the world from their stories. The collected data were analyzed based on authors who discuss the teaching of Libras as an additional language and understand the training of language teachers as a construction process with and from the other through interactions and re-significations of experiences lived in graduation (ALBRES , 2016). The results indicate that the Libras disciplines were incipient in terms of language learning, therefore not providing subsidies for a satisfactory performance as teachers. It is concluded, therefore, the importance of continuing education so that these learners and future teachers actually develop communicative competence with and in sign language. |
Palavras-chave: | Língua brasileira de sinais Aprendiz Ouvintes Língua Brazilian sign language Apprentice Listeners Language |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Libras) - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Rosana Gomes da; MONTEIRO, Thaís Monick Lima. Dialogando com aprendizes ouvintes do Curso de Letras – Libras Licenciatura: Ensino - Aprendizagem de Libras. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13702 |
Data do documento: | 13-abr-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dialogando com aprendizes ouvintes do Curso de Letras – Libras Licenciatura Ensino - Aprendizagem de Libras.pdf | 532.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.