00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andrade, Roberia de Lourdes de Vasconcelos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1122196964622407pt_BR
dc.contributor.referee1Lourenço, Adriana-
dc.contributor.referee2Gomes, Marcos Aurélio-
dc.creatorPugliesi, Raffaella Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5255406170407459pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-24T20:31:42Z-
dc.date.available2024-07-23-
dc.date.available2024-07-24T20:31:42Z-
dc.date.issued2023-11-16-
dc.identifier.citationPUGLIESI, Raffaella Alves. Incentivo à leitura na educação infantil: um estudo nas escolas da rede municipal de ensino de Barra de São Miguel. 2024. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. Trabalho publicado como artigo nos anais do evento: V Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação – V SITI, Maceió, 2023. Disponível em: https://doity.com.br/anais/vsiti/trabalho/310960.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13700-
dc.description.abstractThe research aims to analyze how reading is encouraged in early childhood education in schools in the municipal education network of Barra de São Miguel. The methodology is characterized as descriptive with a quali-quantitative approach, the universe is the teachers of the municipal public network of early childhood education. The instrument for data collection was the questionnaire, applied by google forms in July 2023 and the data analysis was done by categories. Research data revealed that teachers carry out projects aimed at children's reading on a daily basis and 84.2% of teachers encourage students to get to know libraries. It is concluded that teachers from the children's education network in the municipality of Barra de São Miguel encourage students to read in a creative, participatory and playful way.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Biblioteconomia - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectEncouraging readingpt_BR
dc.subjectSchool librarypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.titleIncentivo à leitura na educação infantil: um estudo nas escolas da rede municipal de ensino de Barra de São Miguelpt_BR
dc.title.alternativeEncouraging reading in childhood education: a study in schools in the municipal education network of Barra de São Miguelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo analisar como se dá o incentivo à leitura na educação infantil nas escolas da rede municipal de ensino de Barra de São Miguel. A metodologia caracteriza-se como descritiva com abordagem quali-quantitativa, o universo são os professores da rede pública municipal de ensino infantil. O instrumento para coleta de dados foi o questionário, aplicado pelo google forms em julho de 2023 e a análise dos dados se deu por categorias. Os dados da pesquisa revelaram que os professores realizam diariamente projetos voltados para a leitura infantil e 84,2% dos professores incentivam os alunos a conhecerem bibliotecas. Conclui-se, que os professores da rede de ensino infantil do município de Barra de São Miguel incentivam os alunos à leitura de maneira criativa, participativa e lúdica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Incentivo à leitura na educação infantil_um estudo nas escolas da rede municipal de ensino de Barra de São Miguel.pdfIncentivo à leitura na educação infantil: um estudo nas escolas da rede municipal de ensino de Barra de São Miguel1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.