00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13697
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação física e a promoção de saúde na visão dos professores de educação física da rede pública
Autor(es): Rosas, Samara Vasconcelos
Primeiro Orientador: Menezes, Enaiane Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Silvan Menezes dos
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Luiz Rodrigo Augustemak de
Resumo: O papel do professor e da Educação Física Escolar na promoção da saúde e na qualidade de vida cria um contexto baseado na vida cotidiana dentro das escolas, a realidade enfrentada todos os dias pelos professores e alunos, tendo como base de estudo teóricos e práticos, assim com esta pesquisa produz dados em que irá possibilitar as verdadeiras necessidades dos professores, o papel e a influência que ele leva pra vida dos alunos. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado com professores da rede pública. O grupo de pesquisa foi composto por 8 professores que parte de interesses e questionamentos de como o professor de educação física através da sua intervenção consegue contribuir para a qualidade de vida dos alunos do ensino médio e EJAI, um estudo que apresenta um grande desafio ao perceber que a qualidade de vida pode ter diversos significados e interpretações, como um fator muito complexo que pode ser compreendida por cada indivíduo de forma diferente, assim, com a exploração da pesquisa, classificou-se três categorias, Evolução do conceito de saúde: algumas reflexões; Educação física e promoção a saúde: objetivo idealizado; Papel da Educação física x Papel da pedagogia escolar, mediante as entrevistas coletadas. Logo, com análise de dados e no decorrer das entrevistas permitiu-se compreender a importância da promoção da saúde e qualidade de vida nas escolas, que é um fator presente dentro das escolas como das vidas individuais de todo ser humano, que esses conceitos podem ser direcionados pelo professor de Educação Física. Sendo assim, esta temática permitiu os conceitos de saúde, promoção à saúde, qualidade de vida ser visto como um fator importante que precisa estar presente de forma extremamente reforçada nas escolas e repassadas pelo professor de Educação Física, como também implantar educação em saúde nas rotinas dos indivíduos para que assim consigam trazer uma mudança de hábitos.
Abstract: The role of the teacher and School Physical Education in promoting health and quality of life creates a context based on everyday life within schools, the reality faced every day by teachers and students, based on theoretical and practical studies, as well as With this research, it produces data that will reveal the true needs of teachers, the role and influence they bring to the lives of students. This is a descriptive study with a qualitative approach, carried out with public school teachers. The research group was made up of 8 teachers who started from curiosities, interests and questions about how the physical education teacher through his intervention can contribute to the quality of life of high school students and EJAI, a study that presents a great challenge upon realizing that quality of life can have different meanings and interpretations, as a very complex factor that can be understood by each individual differently, thus, with the exploration of the research, three categories were classified, Evolution of the concept of health: some reflections; Physical education and health promotion: idealized objective; Role of Physical Education x Role of school pedagogy, through the interviews collected. Therefore, with data analysis and during the interviews, it was possible to understand the importance of promoting health and quality of life in schools, which is a factor present within schools as well as in the individual lives of every human being, that these concepts can be directed by the Physical Education teacher. Therefore, this theme allowed the concepts of health, health promotion, quality of life to be seen as an important factor that needs to be present in an extremely reinforced way in schools and passed on by the Physical Education teacher, as well as implementing health education in routines. of individuals so that they can bring about a change in habits.
Palavras-chave: Professores de educação física
Educação física escolar
Promoção da saúde
Qualidade de vida
Physical education teachers
School physical education
Promotion of health
Quality of life
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: ROSAS, Samara Vasconcelos. A educação física e a promoção de saúde na visão dos professores de educação física da rede pública. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13697
Data do documento: 20-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A educação física e a promoção de saúde na visão dos professores de educação física da rede pública.pdfA educação física e a promoção de saúde na visão dos professores de educação física da rede pública773.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.