00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13691
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Animações e o ensino de ciências uma análise de "Happy feet - o pinguim" a partir do conceito de alfabetização científica
Autor(es): Maximino, Lucas Mateus Barbosa
Primeiro Orientador: Rodrigues, Aleilson da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Lilian Carmen Lima dos
metadata.dc.contributor.referee2: Scanavaca, Raiza Padilha
Resumo: Este trabalho é uma análise da animação “Happy Feet – O pinguim” de 2006, a partir de conceitos de Alfabetização Científica. Este desenho em forma de filme, é discutido na perspectiva de colaborar com o trabalho dos conteúdos de ciências nos anos finais do ensino fundamental, visando contribuir com o processo de Alfabetização Científica. O objetivo é analisar as relações entre o Filme de Animação ‘Happy Feet o Pinguim’, com indicativos de Alfabetização Científica. Com isso, foram realizadas discussões sobre a importância de desenvolver práticas que visem o ensino de conceitos científicos de maneira mais lúcida e lúdica. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com a técnica de coleta de dados observação direta não participante. Foram separadas cenas do filme que possuíam conteúdo científico e analisado de que maneira poderiam ser utilizadas para trabalhar o conteúdo de ciências. Os trechos destacados foram analisados, considerando habilidades da Base Nacional Curricular Comum- BNCC e fundamentos da Alfabetização Científica, conforme os eixos estruturantes da AC, apresentados por Sasseron e Carvalho (2011). A partir da análise da animação, conseguimos identificar diversos conceitos científicos, temas inerentes a duas unidades temáticas, “Vida e Evolução” e “Terra e Universo”. Encontramos indicativos de conceitos científicos fundamentais e de um olhar sobre o meio ambiente. Além disso, foram propostas algumas atividades que dialogaram com o que foi discutido ao longo da pesquisa.
Abstract: This work is an analysis of the animation “Happy Feet – The Penguin” from 2006, based on concepts of Scientific Literacy. This drawing in the form of a film is discussed from the perspective of collaborating with the work on science content in the final years of elementary school, aiming to contribute to the Scientific Literacy process. The objective is to analyze the relationships between the Animated Film ‘Happy Feet the Penguin’, with indications of Scientific Literacy. As a result, discussions were held about the importance of developing practices that aim to teach scientific concepts in a more lucid and playful way. This was a qualitative research, using the direct non-participant observation data collection technique. Scenes from the film that had scientific content were separated and analyzed how they could be used to work on science content. The highlighted excerpts were analyzed, considering skills from the Common National Curricular Base - BNCC and foundations of Scientific Literacy, according to the structuring axes of CA, presented by Sasseron and Carvalho (2011). From the analysis of the animation, we were able to identify several scientific concepts, themes inherent to two thematic units, “Life and Evolution” and “Earth and Universe”. We found indications of fundamental scientific concepts and a view of the environment. Furthermore, some activities were proposed that were in line with what was discussed throughout the research.
Palavras-chave: Happy feet – o pinguim (Filme de animação)
Análise fílmica
Alfabetização científica
Ensino de ciências – Ensino fundamental
Happy feet – the penguin (Animated film)
Film analysis
Science teaching – Elementary education
Scientific literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: MAXIMINO, Lucas Mateus Barbosa. Animações e o ensino de ciências: uma análise de "Happy feet - o pinguim" a partir do conceito de alfabetização científica. 2024. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13691
Data do documento: 24-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.