00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Primeiros acordes: Djavan das Alagoas fabricando luz, som e dimensão em tempos de democracia e ditadura
Autor(es): Dias, Marcelo Ferreira
Primeiro Orientador: Almeida, Anderson da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Marques, Danilo Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Maciel, Osvaldo Batista Acioly
Resumo: O presente trabalho busca analisar a Música Popular Brasileira (MPB) no período da Era Vargas e Ditadura Civil-Militar no Brasil, tendo como ponto de partida leis e decretos que instauram a censura no país. Em seguida, é abordado o campo cultural, tendo como foco a música, que foi uma das principais vias de combate ao autoritarismo do governo militar, e as dificuldades enfrentadas pelos artistas no período citado. Através do meio musical, é possível visualizar o progresso cultural e a ascensão de artistas da MPB por meio da “Era dos Festivais”. Nesse contexto, o trabalho traz uma revisão bibliográfica da trajetória do cantor e compositor alagoano Djavan, que emergiu para a MPB num contexto sócio-político da Ditadura Civil-Militar.
Abstract: The present work aims to analyze Brazilian Popular Music (MPB) during the Vargas Era and the Civil-Military Dictatorship in Brazil, starting with laws and decrees that instituted censorship in the country. Next, the cultural field is addressed with a focus on music, which was one of the main avenues of resistance against the authoritarianism of the military government and the challenges faced by artists during the mentioned period. Through the musical medium, it is possible to observe cultural progress and the rise of MPB artists during the "Era dos Festivais" (Festivals Era). In this context, the paper work provides a literature review of the trajectory of the singer and composer from Alagoas, Djavan, who emerged in the socio-political context of the Civil-Military Dictatorship.
Palavras-chave: Brasil – História – 1964-1985
Djavan, 1949-
Censura
Música Popular Brasileira
Festivais de música ( Brasil)
Brazil - History - 1964-1985
Djavan, 1949-
Censorship
Music Popular Brasileira
Music festivals (Brazil)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História - Licenciatura
Citação: DIAS, Marcelo Ferreira. Primeiros acordes: Djavan das Alagoas fabricando luz, som e dimensão em tempos de democracia e ditadura. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13681
Data do documento: 30-nov-2023
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