06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pavezi, Marilza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029682565822157pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Matias , Thiago Trindade-
dc.contributor.referee1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.referee2Matias, Thiago Trindade-
dc.creatorDuarte, Givaldo Gomes-
dc.date.accessioned2024-07-23T16:58:01Z-
dc.date.available2024-07-23-
dc.date.available2024-07-23T16:58:01Z-
dc.date.issued2022-12-10-
dc.identifier.citationDUARTE, Givaldo Gomes. A inclusão de surdos no ensino fundamental. 39 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13672-
dc.description.abstractThis bibliographic research deals with one of the most discussed topics in the educational field: the school inclusion of deaf children. It aims to reflect on the relevance of partnerships for better learning through the family, school and society as a co-participant in the inclusive process. The study was carried out from wide bibliographical research. For the realization of this, resorted to some theorists: Carvalho, (1999), Mantoan, (2003), Mader (1997), between others. Based on readings and reflections on the subject, it is possible to state that the effective inclusion of deaf children in the educational or social sphere only occurs in speeches, because in practice what is seen are unprepared teachers/schools, lack of access and thus end up being excluded, having their rights denied. Making the school an open and suitable space for inclusive teaching of deaf children is a challenge, as many obstacles are encountered in meeting the specificities of deaf children in regular education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais - LIBRASpt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAluno surdopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectDeaf childrenpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleA inclusão de surdos no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa bibliográfica trata de um dos temas mais discutidos no âmbito educacional: a inclusão escolar de crianças surdas tem como objetivo refletir sobre a relevância de parcerias para o melhor aprendizado dessas através da família, escola e sociedade como coparticipante do processo inclusivo. O estudo foi realizado a partir de uma ampla pesquisa bibliográfica. Para a efetivação deste, recorreu-se a alguns teóricos: Carvalho, (1999), Mantoan (2003), Mader (1997), entre outros. Com base nas leituras e reflexões sobre o tema é possível afirmar que a inclusão efetiva de crianças surdas no âmbito educacional só ocorre nos discursos, pois na prática o que se vê são professores/escolas despreparadas, falta de acesso e desta forma acabam sendo excluídas, tendo seus direitos negados. Tornar a escola um espaço aberto e adequado ao ensino inclusivo de crianças surdas é um desafio, pois muitos obstáculos são encontrados para o atendimento das especificidades das crianças surdas do ensino regular.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A inclusão de surdos no ensino fundamental.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.