00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise dos TCCs da licenciatura em educação física do IEFE/UFAL: reflexões sobre a produção de 2019 a 2023
Autor(es): Lisboa, Evandro Henrique Silva
Primeiro Orientador: Santos, Silvan Menezes dos
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Enaiane Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Natália de Almeida
Resumo: Se tomarmos como referência a tendência nordestina para pensar os caminhos investigativos temáticos de Alagoas, é possível vislumbrarmos, com base nos dados da década passada, que os rumos dos estudos em Educação Física do estado e, consequentemente, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e dos cursos a ela vinculados seriam de redução da atenção científica dedicada à Educação Física (EF) escolar e à formação docente. Diante do cenário acadêmico-científico descrito, realizar uma análise das pesquisas em desenvolvimento na licenciatura em EF da UFAL torna-se cadente. O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) teve como problema de pesquisa a seguinte questão: Como o curso e licenciatura em EF do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) da UFAL tem contribuído para a produção do conhecimento em EF escolar em Alagoas? Este estudo foi desenvolvido como uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quanti-qualitativo dos achados da pesquisa e teve como objetivo geral compreender tendências epistemológicas e temáticas de pesquisas de TCC da licenciatura em EF do IEFE/UFAL. Analisamos TCCs disponíveis no repositório Institucional da UFAL (RIUFAL), com o recorte temporal sendo todos os trabalhos disponíveis desde a criação do repositório e do próprio IEFE, ambos em 2017, até o dia 17 de agosto de 2023, quando encerramos as buscas. Recolhemos e sistematizamos dos 75 TCCs analisados as informações referentes aos metadados das pesquisas e os seus respectivos resumos. A partir da leitura dos resumos, para identificação de tendências epistemológicas existentes na produção analisada, classificamos os trabalhos a partir de duas categorizações teóricas estabelecidas a priori. Foram elas, as produções de Bracht et al. (2011; 2012) e Gouveia (1971). Além disso, submetemos os resumos dos TCCs para análise no software Iramuteq, de modo a produzir a identificação temática deles. Os resultados encontrados nas classificações teóricas mobilizadas nos mostram um cenário de produções pouco diversificadas. Pela classificação de Bracht et al. (2011) encontramos uma grande quantidade de produções com características de diagnóstico e de descrição, porém com poucos trabalhos que visaram intervir ou discutir as bases teóricas da Educação Física Escolar. Além disso, a partir de Gouveia (1971), os dados indicam um distanciamento da escola, com 27 TCCs, 36% do total, constituídos por pesquisas realizadas dentro da universidade. Politicamente, o presente trabalho tem potencial para subsidiar o planejamento e desenvolvimento de programas e ações científicas do IEFE, em especial para o seu curso de licenciatura, com vistas a incentivar e qualificar a formação de professorespesquisadores, sobretudo com foco em produzir conhecimentos atualizados sobre o que fundamenta a EF no contexto escolar e educacional, bem como estudos propositivos de experimentação de novos processos didáticos-pedagógicos de ensino da EF.
Abstract: If we take as a reference the northeastern tendency to think about thematic investigative paths in Alagoas, it is possible to glimpse, based on data from the past decade, that the direction of studies in Physical Education in the state and, consequently, at the Federal University of Alagoas (UFAL) and the courses linked to it would result in a reduction in scientific attention dedicated to school Physical Education (PE) and teacher training. Given the academic-scientific scenario described, carrying out an analysis of the research being developed in the PE degree at UFAL becomes inevitable. This course completion work (TCC) had as its research problem the following question: How has the course and degree in PE from the Institute of Physical Education and Sport (IEFE) at UFAL contributed to the production of knowledge in school PE in Alagoas? This study was developed as a descriptive and exploratory research, with a quantitative-qualitative approach to the research findings and its general objective was to understand epistemological and thematic trends in CBT research in the degree in PE at IEFE/UFAL. We analyzed TCCs available in the UFAL Institutional Repository (RIUFAL), with the time frame being all works available since the creation of the repository and IEFE itself, both in 2017, until August 17, 2023, when we ended the searches. We collected and systematized information regarding research metadata and their respective summaries from the 75 TCCs analyzed. From reading the abstracts, to identify existing epistemological trends in the analyzed production, we classified the works based on two theoretical categorizations established a priori. They were the productions of Bracht et al. (2011; 2012) and Gouveia (1971). Furthermore, we submitted the summaries of the TCCs for analysis in the Iramuteq software, in order to produce their thematic identification. The results found in the theoretical classifications mobilized show us a scenario of little diversified productions. According to the classification by Bracht et al. (2011) we found a large number of productions with diagnostic and descriptive characteristics, but with few works that aimed to intervene or discuss the theoretical bases of School Physical Education. Furthermore, from Gouveia (1971), data indicate a distancing from the school, with 27 TCCs, 36% of the total, consisting of research carried out within the university. Politically, this work has the potential to support the planning and development of IEFE's scientific programs and actions, especially for its undergraduate course, with a view to encouraging and qualifying the training of teacher-researchers, especially with a focus on producing updated knowledge on what underpins PE in the school and educational context, as well as purposeful studies of experimenting with new didacticpedagogical PE teaching processes.
Palavras-chave: Revisão bibliográfica
Educação física – Produção do conhecimento
Educação física escolar
Formação de professores
Literature review
Physical education – Knowledge production
School physical education
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: LISBOA, Evandro Henrique Silva. Análise dos TCCs da licenciatura em educação física do IEFE/UFAL: reflexões sobre a produção de 2019 a 2023. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13660
Data do documento: 23-out-2023
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