00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fretup: facilitando o contato entre clientes e motoristas de frete através do design de serviços
Autor(es): Novaes, Catarina Andrade
Primeiro Orientador: Lopes, Danielly Amatte
metadata.dc.contributor.referee1: Lôbo, Mariana Hennes Sampaio
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Layane Nascimento de
Resumo: O mercado atual de serviços abrange caminhoneiros e empresas de grande porte com plataformas e aplicativos que os conectam durante as negociações. Entretanto, para o cidadão que deseja transportar uma mudança ou a loja de pequeno porte que deseja entregar apenas um pedido, não há muitas opções. A busca por motoristas de veículos de pequeno e médio porte acontece em grupos de mídias sociais ou por indicação dentro das comunidades, o que não proporciona segurança para o cliente e nem visibilidade para o motorista. Dentro deste cenário, o projeto aqui apresentado utiliza o design de serviços para desenvolver um artefato digital que facilite o processo de contato entre clientes e motoristas de forma segura. Para alcançar esse objetivo foi feita uma revisão bibliográfica sobre as temáticas mais relevantes para o projeto dentro do campo do Design, que foi aplicado metodologicamente em quatro etapas: Descoberta, Definição, Desenvolvimento e Entrega.
Abstract: The current services market covers truck drivers and large companies with platforms and applications that connect them during negotiations. However, for the citizen who wants to transport a change or the small store who just wants to deliver an order, there are not many options. The search for drivers of small and medium-sized vehicles takes place in social media groups or by referral within communities, which does not provide security for the customer or visibility for the driver. Within this scenario, the project presented here uses service design to develop a digital artifact that facilitates the contact process between customers and drivers in a safe way. To achieve this objective, a bibliographical review was carried out on the most relevant themes for the project within the field of Design, which was applied methodologically in four stages: Discovery, Definition, Development and Delivery.
Palavras-chave: Identidade visual
Design de Servigos
Design de Produtos
Visual identity
Service design
Product design
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Design - Bacharelado
Citação: NOVAES, Catarina Andrade. Fretup: facilitando o contato entre clientes e motoristas de frete através do design de serviços. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13656
Data do documento: 10-out-2023
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