00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sequências didáticas como ferramenta para o ensino de Biotecnologia Microbiana no Ensino Médio
Autor(es): Tavares, Victor Daniel Firmino dos Santos
Primeiro Orientador: Landell, Melissa Fontes
metadata.dc.contributor.referee1: Tovar, Francisco Javier
metadata.dc.contributor.referee2: Justino, Gilberto Costa
Resumo: As sequências didáticas (SDs) são um conjunto de metodologias e estratégias didáticas que, quando associadas, por exemplo, ao ensino de biotecnologia, traduzem as transformações que estão ocorrendo no processo de ensino e aprendizagem. Tendo em vista que a biotecnologia apresenta uma gama de possibilidades e aplicações, somente uma estratégia didática não seria suficiente para auxiliar na compreensão de determinados conteúdos e conceitos. Dessa forma, as SDs podem transpor algumas barreiras que compõem o ensino tradicional ao propor uma ferramenta de ensino que desperta a curiosidade no aluno. Com base nesses aspectos, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica narrativa buscando identificar a importância das SDs empregadas no Ensino Médio para o Ensino de Biotecnologia Microbiana. Além disso, propor uma SD para o ensino de Microbiologia com enfoque biotecnológico. Para entender tais aspectos, foram coletados artigos por meio de buscas no Google Acadêmico e Scielo, além de um mapeamento em trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Nesse contexto, foram mapeados e revisados trabalhos da literatura entre os anos de 2009 e 2023. A partir do mapeamento e revisão, foram encontrados 14 artigos e 5 trabalhos publicados no ENPEC. Os artigos e trabalhos foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Por meio dessa abordagem, foram analisados os seguintes aspectos: 1. Duração da SD; 2. Temática/conteúdo abordado; 3. Relação das estratégias didáticas com os objetivos propostos; 4. Modelo avaliativo utilizado nas SDs; 5. Presença da perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Dentre os artigos analisados, a duração das SDs, estratégias utilizadas e métodos avaliativos ainda permanecem não tão bem explícitos, mesmo nos artigos publicados mais recentemente, que evidenciam a necessidade de um maior rigor na elaboração e estruturação de planejamentos de ensino na forma de SD. Essas três categorias estão relacionadas, pois o desenvolvimento de SDs precisa estar pautado em um bom planejamento. Observou-se que os modelos avaliativos empregados nos artigos e trabalhos analisados apresentaram dificuldades em realizar avaliações que abranjam os aspectos atitudinais e procedimentais, visto que grande parte dos documentos analisados abordam a avaliação conceitual como principal. Embora tenha havido um crescimento no número de trabalhos realizados nos últimos anos, particularmente nos últimos três anos, a investigação sobre a implementação de estratégias no ensino de biotecnologia microbiologia baseadas em SDs ainda é limitada a artigos específicos e no ENPEC. Nesse contexto, a partir das análises dos artigos e dos trabalhos ENPEC, observou-se que as SDs são ferramentas importantes no processo de ensino e aprendizagem, visto a diversidade de estratégias didáticas que auxiliam o estudante a compreender o conteúdo. Além disso, essas SDs promovem inovações metodológicas e avaliativas que beneficiam o ensino, exigindo resiliência e curiosidade dos professores na sua implementação. Dessa maneira, proporcionam uma estrutura organizada para explorar os conceitos e práticas da biotecnologia, permitindo que os estudantes se envolvam ativamente na aprendizagem, promovendo a ampliação do senso crítico dos alunos e estabelecendo um ensino por investigação e com isso reduz a utilização de aulas tradicionais e modelos bancários de ensino, que pretendem “transmitir” conhecimentos.
Abstract: Didactic sequences (DSs) are a set of didactic methodologies and strategies that, when combined in the teaching of biotechnology, reflect the transformations occurring in the teaching and learning process. Since biotechnology offers a range of possibilities and applications, more than a single didactic strategy would be required to assist in understanding certain content and concepts. Thus, DSs can overcome some of the barriers inherent in traditional teaching by offering a teaching tool that sparks student curiosity. Based on these aspects, the present study aimed to conduct a narrative literature review to identify the importance of DSs used in High Schools for Microbial Biotechnology Education and propose a DS for microbiology education with a biotechnological focus. Articles were collected through searches on Google Scholar and Scielo, as well as a mapping of papers published at the National Meeting on Research in Science Education (ENPEC) to understand these aspects. In this context, articles and papers published between 2009 and 2023 were mapped and reviewed. The mapping and review found 14 articles and five papers published at ENPEC. The articles and papers were analyzed using Discourse Textual Analysis (DTA). This approach analyzed the following aspects: 1. Duration of the DS; 2. Thematic/content covered; 3. Relationship of didactic strategies to the proposed objectives, 4. The evaluative model used in the DSs, and 5. Presence of the perspective of Science, Technology, and Society (STS) and Science, Technology, Society, and Environment (STSE). Among the analyzed articles, the duration of the DSs, strategies used, and evaluative methods remain implicit, even in more recently published articles, highlighting the need for greater rigor in developing and structuring teaching plans in the form of DSs. These three categories are interconnected because the development of DSs needs to be based on thorough planning. It was observed that the evaluative model used in the analyzed articles and papers needs help in assessing attitudinal and procedural aspects, as a significant portion of the documents analyzed primarily focus on conceptual evaluation. Although there has been an increase in the number of studies conducted in recent years, particularly in the last three years, research on implementing strategies in teaching microbiology-based biotechnology through DSs still needs to be expanded. In this context, in the analysis of articles and ENPEC papers, DSs are important tools in the teaching and learning process due to the variety of didactic strategies that help students grasp the content. Furthermore, these sequences promote methodological and evaluative innovations that benefit education, requiring resilience and curiosity from teachers in their implementation. In this way, they provide an organized framework for exploring biotechnology concepts and practices, enabling students to engage in learning actively, fostering the expansion of students' critical thinking, and establishing an inquiry-based education, thereby reducing the use of traditional lectures and banking models of teaching, which aim to "transmit" knowledge.
Palavras-chave: Biotecnologia
Alfabetização Científica
Microbiologia
Sequência didática
Biotechnology
Scientific Literacy
Microbiology
Didactic sequences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: TAVARES, Victor Daniel Firmino dos Santos. Sequências didáticas como ferramenta para o ensino de Biotecnologia Microbiana no Ensino Médio. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13645
Data do documento: 25-out-2023
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