06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pavezi, Marilza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029682565822157pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.creatorBarros, Eliane dos Santos de-
dc.date.accessioned2024-07-18T14:20:24Z-
dc.date.available2024-07-18-
dc.date.available2024-07-18T14:20:24Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationBARROS, Eliane dos Santos de. Ensino remoto em tempos de pandemia: um desafio para a gestão escolar. 56 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13619-
dc.description.abstractThis course completion work addresses the topic: Remote teaching in times of pandemic: a challenge for school management. The interest in the subject arose from the curiosity to know how educational professionals acted for the continuity of classes in the pandemic. The research aims to: present the challenges of school management making use of digital technologies, presenting and analyzing the state of knowledge on the subject on the subject and also relating the results based on the researcher's experiences during supervised internships I and III. To achieve the proposed objectives, we used bibliographical research as a methodology. We also collected data through the state of knowledge, surveying the current situation of research on the subject. The survey resulted in 10 papers including articles, dissertations and theses. These work results presented were analyzed and separated on the five categories. The theoretical studies, associated with the analysis of the research found, allow us to infer: that in the moment of uncertainty and dexterity caused by COVID-19, it had more contribution, providing opportunities for greater challenges, experiences, skills and overcoming in the educational area, with emphasis on classes through the technological resources making use of the internet being of good or bad quality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação – TICspt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsino remoto em tempos de pandemia: um desafio para a gestão escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso aborda sobre o tema: Ensino remoto em tempos de pandemia: um desafio para a gestão escolar. O interesse pelo tema surgiu a partir da curiosidade de saber como os profissionais educacionais agiram para a continuidade das aulas na pandemia. A pesquisa tem como objetivos: apresentar os desafios da gestão escolar fazendo uso das tecnologias digitais, apresentando e analisando o estado do conhecimento sobre o tema, sobre a temática e ainda relacionando os resultados com base nas experiências da pesquisadora durante os estágios supervisionado I e III. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica. Também coletamos dados por meio do estado do conhecimento, levantando a situação atual da pesquisa sobre o tema. O levantamento resultou em 10 trabalhos, dentre os quais artigos, dissertações e teses. Esses trabalhos de resultados apresentados foram analisados e separados em cinco categorias. Os estudos teóricos, associados à análise das pesquisas encontradas, nos possibilitaram inferir que o momento de incerteza ocasionado pela covid-19 teve contribuição oportunizando maiores desafios, experiências, habilidades e superação na área educacional, tendo como destaque as aulas por meio dos recursos tecnológicos, fazendo uso de internet, sendo de boa ou má qualidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino remoto em tempos de pandemia um desafio para a gestão escolar.pdf415.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.