00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO- IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13597
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marcelo Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9562890319093965pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Andressa Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0267231741441088pt_BR
dc.contributor.referee2Barboza, Erick de Andrade-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1049532071774598pt_BR
dc.creatorPires, John Davi Dutra Canuto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2989902777137632pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-15T14:38:09Z-
dc.date.available2024-07-15-
dc.date.available2024-07-15T14:38:09Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.citationPIRES, John Davi Dutra Canuto. Frequência escolar por meio de reconhecimento facial utilizando redes neurais residuais. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13597-
dc.description.abstractThe practice of recording and monitoring student attendance is a fundamental action in various contexts, especially in the school environment, although it often consumes a significant part of class time due to its manual process. This study proposes the development of a facial recognition model with the aim of automating school attendance control. Based on the contributions of King (2009) and Convolutional Neural Network (CNN) techniques, the model is designed to overcome the challenges related to the lag of image capture devices and variations in the classroom environment.The database consists of five class sessions from the study conducted by Mery et al. (2019) and one class session collected at a school unit of the Serviço Social da Indústria (SESI), totaling almost 100 images for analysis. Compared to the Facenet512, Facenet and ArcFace models, in terms of final frequency marking accuracy, the model showed superior performance. With an increase of around 51% in accuracy compared to the others, reaching a satisfactory 76% accuracy mark, as well as demonstrating superior specificity. It is important to note that, at this stage of development, the model has the potential to benefit both teachers and students, helping to save time and reduce errors in school attendance management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia da Computação - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReconhecimento facialpt_BR
dc.subjectFrequência escolar – Automatizaçãopt_BR
dc.subjectRedes neuraispt_BR
dc.subjectAprendizagem profundapt_BR
dc.subjectVisão computacionalpt_BR
dc.subjectSistemas ciberfísicospt_BR
dc.subjectTecnologias na educaçãopt_BR
dc.subjectFace Recognitionpt_BR
dc.subjectSchool attendance – Automationpt_BR
dc.subjectNeural networkspt_BR
dc.subjectDeep Learningpt_BR
dc.subjectComputer visionpt_BR
dc.subjectCyber-physical systemspt_BR
dc.subjectTechnologies in Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleFrequência escolar por meio de reconhecimento facial utilizando redes neurais residuaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA prática de registrar e monitorar a frequência dos alunos é uma ação fundamental em diversos contextos, especialmente no ambiente escolar, apesar de frequentemente consumir parte significativa do tempo de aula devido ao seu processo manual. Neste estudo, é proposto o desenvolvimento de um modelo de reconhecimento facial com o propósito de automatizar o controle de frequência escolar. Baseado nas contribuições de King (2009) e nas técnicas de Redes Neurais Convolucionais (CNN), o modelo é projetado para superar os desafios relacionados à defasagem dos dispositivos de captura de imagem e às variações de ambiente na sala de aula.A base de dados é composta por cinco sessões de aula provenientes do estudo conduzido por Mery et al. (2019) e uma sessão de aula coletada em uma unidade escolar do Serviço Social da Indústria (SESI), totalizando quase 100 imagens para análise. Em comparação com os modelos Facenet512, Facenet e ArcFace, em relação à precisão na marcação de frequência final, o modelo apresentou um desempenho superior, com um aumento de cerca de 51% na acurácia em relação aos demais, atingindo uma marca satisfatória de 76% de acurácia, além de demonstrar uma especificidade superior. É importante destacar que, neste estágio de desenvolvimento, o modelo tem o potencial de beneficiar tanto os professores quanto os alunos, contribuindo para economizar tempo e reduzir erros na gestão da frequência escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO- IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Frequência escolar por meio de reconhecimento facial utilizando redes neurais residuais.pdfFrequência escolar por meio de reconhecimento facial utilizando redes neurais residuais4.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.