00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13595
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marques, Danilo Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5170508611402457pt_BR
dc.contributor.referee1Macedo, Michelle Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9864655486093379pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Flávia Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3197648102123157pt_BR
dc.creatorFerreira, Isabella de Oliveira Jorge-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9535018395473853pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-15T14:04:05Z-
dc.date.available2024-07-15-
dc.date.available2024-07-15T14:04:05Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Isabella de Oliveira Jorge. Residência pedagógica: um olhar sob o papel do RP na formação inicial do professor de História. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13595-
dc.description.abstractThe school is a crucial space where the first social interactions take place, and it is also a favorable environment for the development of citizen training. The main objective of this paper is to analyze how the Pedagogical Residency Program (PRP) contributes to initial teacher training, providing an effective rapprochement between the university and the school. This program offers future teachers (residents) the opportunity to experience normative classroom experiences, both inside and outside the school environment, working together with the preceptor teacher, the supervising teacher and the program's institutional coordinator. In this article, we will discuss the role of the PRP in the training of History residents at the Universidade Federal de Alagoas (UFAL), between 2020 and 2022, while the world was facing the COVID-19 pandemic, and the measures adopted to teach classes remotely.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de História - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectLicenciatura - Históriapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical residencypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectDegree - Historypt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectPedagogical Residency Programpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleResidência pedagógica: um olhar sob o papel do RP na formação inicial do professor de Históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA escola apresenta-se como um espaço crucial onde as primeiras interações sociais ocorrem, sendo também um ambiente propício para o desenvolvimento da formação cidadã. O objetivo principal deste trabalho é analisar como o Programa Residência Pedagógica (PRP) contribui para a formação inicial do professor, proporcionando uma aproximação efetiva entre a universidade e a escola. Este programa oferece aos futuros professores (residentes) a oportunidade de vivenciarem experiências normativas em sala de aula, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, trabalhando em conjunto com a professora preceptora, a docente orientadora e a coordenadora institucional do programa. Neste trabalho, abordaremos o papel do PRP na formação dos residentes de História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), entre os anos de 2020 e 2022, enquanto o mundo enfrentava a pandemia da COVID-19, e as medidas adotadas para ministrar as aulas de forma remota.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Residência pedagógica: um olhar sob o papel do RP na formação inicial do professor de História.pdf612.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.