00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Livros e Capítulos de Livros - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13568
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lucinéia Vieira da-
dc.creatorSilva, Amanda Lys dos Santos-
dc.date.accessioned2024-07-10T18:51:50Z-
dc.date.available2024-07-10-
dc.date.available2024-07-10T18:51:50Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Lucinéia Vieira da; SILVA, Amanda Lys dos Santos. Microorganismos que nós cercam: rotação por estações. Maceió: UFAL: Instituto de Ciências Biológicas e da Sáude, 2024. (Sequência didática). E-book (78 p.). ISBN 978-65-01-05649-4.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-01-05649-4pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13568-
dc.description.abstractAmong the topics that Biology discusses, Microbiology is the area that makes it possible to understand the population's quality of life and the way in which microscopic beings alter human health. In this sense, the study of Microbiology is of paramount importance, given that, according to Lacerda (2019), assimilation of the topic allows the student to develop new knowledge, which corroborates changes in habits, behaviors and critical stance. However, the study of microscopic organisms can escape the student's reality, as it is treated within the classroom in an abstract, decorated way and distant from the student's context (Albuquerque; Braga; Gomes, 2012; Antunes; Pileggi; Pazda, 2012; Cândido et al., 2015; In this sense, the teacher must lead the student to investigate the information, interrelating the content with their reality, through dynamism, in order to break down barriers and guide the student in socio-critical knowledge (Delizoicov, 2009). In this way, it is possible to have the teacher as a mediator of this training, and not just a scrutinizer of concepts for memorization and a provider of classes disconnected from the reality in which the student is inserted. In short, the diversification of learning tools must be encouraged, since teaching carried out only by exposing concepts leads students to memorize them, distancing them from truly meaningful learning (Krasilchik, 2008).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.relation.ispartofSequência didáticapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologia - Ensino médiopt_BR
dc.subjectMicroorganismopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleMicroorganismos que nós cercam: rotação por estaçõespt_BR
dc.typeE-bookpt_BR
dc.description.resumoDentre os temas que a Biologia discute, a Microbiologia é a área que possibilita compreender a qualidade de vida da população e a forma como os seres microscópicos alteram a saúde do ser humano. Nesse sentido, o estudo acerca da Microbiologia é de suma importância, dado que, segundo Lacerda (2019), assimilação da temática possibilita ao aluno desenvolver novos conhecimentos, que corroboraram com as mudanças de hábitos, comportamentos e postura crítica. Contudo, o estudo de organismos microscópicos pode fugir da realidade do discente, dado que é tratado de dentro da sala de aula de forma abstrata, decorada e distante do contexto do aluno (Albuquerque; Braga; Gomes, 2012; Antunes; Pileggi; Pazda, 2012; Cândido et al., 2015; Hensel, 2016; Sodré-Neto; Costa, 2016). Nesse viés, o docente deve levar o discente a investigar as informações, interrelacionando o conteúdo com sua realidade, por meio do dinamismo, a fim de quebrar barreiras e guiar o aluno no saber sociocrítico (Delizoicov, 2009). Dessa forma, é possível ter o professor como mediador dessa formação, e não apenas esmiuçador de conceitos para memorização e provedor de aula desconectada da realidade que o aluno está inserido. Em suma, deve-se estimular a diversificação de ferramentas para a aprendizagem, visto que o ensino realizado apenas com a exposição de conceitos conduz os alunos a memorizá-los, afastando-os de uma aprendizagem realmente significativa (Krasilchik, 2008).pt_BR
Aparece nas coleções:Livros e Capítulos de Livros - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Microorganismos que nós cercam_rotação por estações.pdf12.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.