06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13530
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfabetização cartográfica: importância e principais desafios – uma escola pública de São José da Tapera – Alagoas
Autor(es): Santos, Cosme Damião dos
Primeiro Orientador: Fechine, José Alegnoberto Leite
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Kléber Costa da
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Rogéria de Souza
Resumo: O presente trabalho surge mediante inquietações a respeito de como vem se dando o ensino de Cartografia. Essa área de conhecimento por muito tempo esteve atrelada à Ciência Geográfica, e até os dias atuais, não é incomum essa comparação, já que ambas se utilizam de muitos elementos para a constituição do seu arcabouço teórico e metodológico. O objetivo geral do corrente trabalho: refletir a importância do uso dos mapas no processo de alfabetização cartográfica dos alunos do ensino fundamental em seus anos iniciais. Já os objetivos específicos são: entender qual a visão dos alunos sobre a cartografia e a geografia e o que leva aos mesmos a apresentarem tal visão; analisar como os mesmos interagem com os conteúdos cartográficos trabalhados em sala de aula e, desenvolver atividades com mapas que possam inserir esses alunos no centro do aprendizado. A metodologia escolhida é a qualitativa. A conclusão a que se chegou, é que se o sistema de ensino não se adequar a essa nova realidade da sociedade; toda a base legal desenvolvida para o ensino da Cartografia/Geografia não sairá da teoria.
Abstract: The present work arises through concerns about how the teaching of Cartography has been taking place. This area of knowledge has been linked to Geography Science for a long time, and until the present day, this comparison is not uncommon, since both use many elements for the constitution of their theoretical and methodological framework. The general objective of the current work: to reflect the importance of the use of maps in the cartographic literacy process of elementary school students in their early years. The specific objectives are: to understand the students' view of cartography and geography and what leads them to present such a view; analyze how they interact with the cartographic contents worked in the classroom and develop activities with maps that can place these students at the center of learning. The methodology chosen is permeated by a qualitative nature. The conclusion reached is that if the education system does not adapt to this new reality of society, the entire legal basis developed for the teaching of Cartography/Geography will not leave theory.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Cartografia
Geografia
Alfabetização cartográfica
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Challenge
Education
Geography
Teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Cosme Damião dos. Alfabetização cartográfica: importância e principais desafios – uma escola pública de São José da Tapera – Alagoas. 53 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13530
Data do documento: 18-nov-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.