Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13529
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Variação fonético-fonológica no ensino de língua materna: direcionamentos da sociolinguística educacional e seu lugar na Base Nacional Comum Curricular |
Autor(es): | Santos, Norton Efráin Evaristo Souza dos |
Primeiro Orientador: | Santos, Cezar Alexandre Neri |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Fábia Pereira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, José Manoel Siqueira da |
Resumo: | Os estudos sociolinguísticos têm descrito a variação linguística como um fenômeno intrínseco às línguas humanas. Não obstante, o ensino de língua materna no Brasil ainda se pauta por uma perspectiva tradicional, na qual a língua é vista como um sistema homogêneo, pelo crivo do “certo” e do “errado”. Considerando, ainda, que o aspecto fonético-fonológico é um dos níveis de análise linguística em que os falantes mais facilmente reconhecem diferenças sociais, geográficas e situacionais nos usos, e, por sua vez, fazem desse reconhecimento oportunidade para discriminação social, o presente trabalho se fundamenta nas áreas da Sociolinguística Variacionista e da Sociolinguística Educacional no intuito de refletir sobre se/como se propõe o ensino de variáveis fonéticas do Português brasileiro nas aulas de língua materna na Base Nacional Comum Curricular. Para isso, apresentam-se as abordagens do ensino da variação linguística em busca de (re)conhecer o modo como o fenômeno da variação fonético-fonológica está sendo considerado no componente de Língua portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular. Esta pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e documental fundamenta-se nas discussões de autores como Bagno (2001; 2012; 2013), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Faraco (2020), Coelho et al. (2010), Soares (2000; 2012), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), Antunes (2014; 2017) e em documentos oficiais (BRASIL, 1998; 2018), e pôde reconhecer, na revisão crítica, que a variação fonético-fonológica não é mencionada diretamente nos itens que abordam a variação linguística, tampouco o componente fonético-fonológico é proposto como objeto de conhecimento nos Anos Finais do Ensino Fundamental do documento em questão. |
Abstract: | Sociolinguistic studies have described linguistic variation as a phenomenon intrinsic to human languages. Nevertheless, the teaching of mother tongue in Brazil is still guided by a traditional perspective, in which language is seen as a homogeneous system, by the sieve of "right" and "wrong". Considering that the phonetic-phonological aspect is one of the levels of linguistic analysis in which speakers more easily recognize social, geographic and situational differences in language use, and, in turn, turn this recognition into an opportunity for social discrimination, this research is based on the areas of Variationist Sociolinguistics and Educational Sociolinguistics in order to reflect on whether/how the teaching of phonetic variables of Brazilian Portuguese in the Common National Curricular Base is proposed. To this end, the approaches to the teaching of linguistic variation are presented in an attempt to (re)know how the phenomenon of phonetic-phonological variation is being considered in the Portuguese Language component in the Final Years of Elementary School of the National Common Curricular Base. This qualitative research of bibliographic and documentary nature is based on the discussions of authors such as Bagno (2001; 2012; 2013), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Faraco (2020), Coelho et al. (2010), Soares (2000; 2012), Carvalho and Ferrarezi Jr. (2018), Antunes (2014; 2017), and in official documents (BRASIL, 1998; 2018), and could recognize, in the critical review, that phonetic-phonological variation is not directly mentioned in the items that address linguistic variation, nor is the phonetic-phonological component proposed as an object of knowledge in the Final Years of Elementary Education of the document in question. |
Palavras-chave: | Sociolinguística Variação linguística Ensino de língua materna Base Nacional Comum Curricular - BNCC Variação fonético-fonológica Phonetic-phonological variation Mother tongue teaching Sociolinguistics |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Norton Efráin Evaristo Souza dos. Variação fonético-fonológica no ensino de língua materna: direcionamentos da sociolinguística educacional e seu lugar na Base Nacional Comum Curricular. 66 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13529 |
Data do documento: | 14-out-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Variação Fonético-fonológica no Ensino de Língua Materna direcionamentos da Sociolinguística Educacional e seu lugar na Base Nacional Comum Curricular.pdf | 777.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.