06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Jonhatan Magno Norte da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2512973251352782pt_BR
dc.contributor.referee1Ferraz, Natália de Almeida-
dc.contributor.referee2Melo, Igor Eduardo Santos de-
dc.creatorBarros, Edson Victor Oliveira-
dc.date.accessioned2024-04-18T15:33:49Z-
dc.date.available2024-04-18-
dc.date.available2024-04-18T15:33:49Z-
dc.date.issued2023-05-08-
dc.identifier.citationBARROS, Edson Victor Oliveira. Aplicação do problema do caixeiro viajante na roteirização de entregas de uma fábrica de alumínio do Alto Sertão alagoano. 39 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13519-
dc.description.abstractThe Traveling Salesman Problem (PCV) is an important ally in the construction of routes and managerial decision making. Classified as a classic problem of combinatorial optimization, its application and development of efficient algorithms resolution is widely used to this day. The present study aims to objective to explore the application of the problem (PCV) in the context of small businesses, Taking as a case study a company from the high backlands of Alagoas. The model mathematics was implemented in the Julia language, using the Miller Tucker-Zemlin formulation to avoid the formation of subroutes, and executed for real scenarios provided by the company. As a result, the mathematical model demonstrated the possibility of carrying out more efficient routes, compared to those currently carried out by the company, in addition to efficiency in the total processing required. For route 1, the travel time, km traveled and fuel costs were reduced by 32 minutes, 18.3 km and 13.05 reais, respectively. For route 2, the travel time, Km traveled and fuel costs were reduced by 1 hour, 34.9 km and 24.89 real, respectively. However, the approach had limitations, being High execution time is required for scenarios with many clients. For In these cases, advance planning can mitigate this limitation and allow for use of the tool in any scenario. It is concluded that the result by the PCV with exact application was efficient for the two routes analyzed, resulting in a reduction of time, km and costs related to deliveries.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia da Produção - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectProblema do Caixeiro Viajante – PCVpt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectPequena empresapt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleAplicação do problema do caixeiro viajante na roteirização de entregas de uma fábrica de alumínio do Alto Sertão alagoanopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Problema do Caixeiro Viajante (PCV) é um importante aliado na construção de rotas e tomada de decisão gerenciais. Classificado como um problema clássico de otimização combinatória, sua aplicação e desenvolvimento de algoritmos eficientes de resolução é amplamente utilizado até os dias atuais. O presente estudo tem como objetivo explorar a aplicação do problema (PCV) no contexto de pequenas empresas, tomando como estudo de caso uma empresa do alto sertão alagoano. O modelo matemático foi implementado na linguagem Julia, utilizando-se a formulação Miller Tucker-Zemlin para não formação de subrotas, e executado para cenários reais fornecidos pela empresa. Como resultado, o modelo matemático demonstrou a possibilidade de realizar rotas mais eficientes, comparado as atualmente executadas pela empresa, além de eficiência no processamento total requerido. Para a rota 1, o tempo de percurso, Km percorrida e o custo do combustível foram reduzidos em 32 minutos, 18,3 Km e 13,05 reais, respectivamente. Para a rota 2, o tempo de percurso, Km percorrida e o custo do combustível foram reduzidos em 1 hora, 34,9 Km e 24,89 reais, respectivamente. Entretanto, a abordagem apresentou limitações, sendo necessário um tempo de execução elevado para cenários com muitos clientes. Para estes casos, um planejamento antecipado consegue mitigar tal limitação e permitir o uso da ferramenta em qualquer cenário. Conclui-se que, o resultado pelo PCV com aplicação exata foi eficiente para as duas rotas analisadas, repercutindo em uma redução tempo, Km e custo relacionada as entregas.pt_BR
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