00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13496
Tipo: Dissertação
Título: Concepções sobre práticas de inclusão e suas implicações nas ações pedagógicas
Título(s) alternativo(s): Conceptions on inclusion practicesand their implications in the pedagogical actions
Autor(es): Lefosse, Maria Zivaneide de Carvalho Moraes
Primeiro Orientador: Borba, Sérgio da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Macedo, Roberto Sidnei Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Pizzi, Laura Cristina Vieira
Resumo: O presente estudo teve como objetivo compreender como ocorre o processo de inclusão numa instituição federal de educação profissional no interior de Pernambuco. Para isso, analisamos o discurso sobre as concepções de práticas de inclusão de três docentes do curso de Licenciatura em Matemática. Fizemos um apanhado histórico a fim de contextualizar as questões econômicas, políticas, sociais, educacionais constitutivas do cenário da pesquisa. Investigamos documentos elaborados pelo Ministério da Educação e documentos institucionais que tratam das diretrizes a serem desenvolvidas na Instituição pesquisada no que se refere ao seu fazer pedagógico. Foram realizadas entrevistas com perguntas semi-estruturadas tendo como tema central a inclusão em educação. As informações coletadas foram submetidas à Análise do Discurso, considerando os sujeitos e suas implicações, suas posições ideológicas, as condições de produção dos discursos e os sentidos atribuídos à inclusão. Através do universo discursivo dos enunciantes articulado aos fundamentos da multirreferencialidade, realizamos uma leitura plural do objeto investigado sendo possível identificar como as práticas pedagógicas influenciam o processo inclusivo na Instituição. A pesquisa possibilita aos envolvidos no processo educacional refletirem sobre o seu fazer pedagógico e contribui para o entendimento acerca da necessidade de ressignificação de culturas e práticas que se distanciam da Educação Inclusiva.
Abstract: This study aimed to understand how the process of inclusion in a federal institution of professional education in the countryside of Pernambuco state occurs. For this purpose, we analyzed three teachers‟ speeches with Bachelor‟s Degree in Mathematics, about their concepts on inclusion practices. We did a historical overview to contextualize the economic, political, social and educational aspects which constitute this research scenario. We investigated documents done by the Ministry of Education and institutional documents concerned with the guidelines to be developed in the institution researched withregard to their teaching. Interviews were conducted with semi-structured questions with the inclusion as a central theme in education. The data collected were subjected to discourse analysis, considering the subjects and their implications, ideological positions, the production of discourses conditions and the meanings related to inclusion. Through the enuciating discursive universe articulated with the multi referentiality approach, we performed a plural reading of the investigated object making it possible to identify how teaching practices influence this inclusive process in the institution. This research allows that those involved in the educational process reflect on their teaching and that contributes to the understanding of the need to reframe the cultures and practices that differ from the Inclusive Education.
Palavras-chave: Inclusão escolar
Análise do discurso
Multirreferencialidade
Práxis pedagógica
School inclusion
Discourse analysis
Multi referential approach
Pedagogical praxis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LEFOSSE, Maria Zivaneide de Carvalho Moraes. Concepções sobre práticas de inclusão e suas implicações nas ações pedagógicas. 2024. 150 f. Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13496
Data do documento: 11-ago-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Concepções sobre práticas de inclusão e suas implicações nas ações pedagógicas.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.