06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Marcos Igor da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971954153247763pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Josicleide de Amorim Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0236097730602652pt_BR
dc.contributor.referee2Valença, Paulo Henrique Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7382889758544062pt_BR
dc.creatorAlmeida, Maria Clara Costa-
dc.date.accessioned2024-03-12T16:33:20Z-
dc.date.available2024-03-12-
dc.date.available2024-03-12T16:33:20Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.identifier.citationALMEIDA, Maria Clara Costa. Percepção dos gestores de escritórios contábeis acerca da implementação da assistente virtual desenvolvida pela Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13362-
dc.description.abstractThe present study aimed to verify the perception of accounting office managers regarding the implementation of the virtual assistant (Nise) created by the Department of Finance of the state of Alagoas – SEFAZ/AL. This research, of a descriptive and quantitative nature, had a sample of 42 accounting professionals and, in order to reach the objective, a questionnaire was used, structured in two parts and containing 11 open and closed questions. The results showed that the implementation of the virtual assistant (Nise) changed the routine of the accounting office, bringing advantages such as ease and innovation to service users. It is worth noting that some services such as debt settlement, installment payments and issue of tax forms, release of seized goods and rectification of amounts charged were optimized with the virtual service. Regarding the difficulties encountered by accounting organizations with the implementation of Virtual Assistance, it was noted that reduced service hours and the lack of training for service users were the most mentioned by accounting professionals. Finally, it was found that the virtual service sought to modernize, expand and facilitate access to specialized service, in addition to strengthening the relationship with the taxpayer, based on trust, transparency and dialogue.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Contábeis - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtendimento virtualpt_BR
dc.subjectAlagoas. Secretaria da Fazendapt_BR
dc.subjectProfissionais contábeis - Percepçãopt_BR
dc.subjectContadores - Percepçãopt_BR
dc.subjectVirtual servicept_BR
dc.subjectAlagoas. Treasury Secretariatpt_BR
dc.subjectDepartment of Financept_BR
dc.subjectAccounting professionals - Perceptionpt_BR
dc.subjectAccountants - Perceptionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titlePercepção dos gestores de escritórios contábeis acerca da implementação da assistente virtual desenvolvida pela Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve o objetivo de verificar a percepção dos gestores de escritórios contábeis acerca da implementação da assistente virtual (Nise) criada pela Secretaria da Fazenda do estado de Alagoas – SEFAZ/AL. Esta pesquisa, de natureza descritiva e quantitativa, conteve uma amostra de 42 profissionais contábeis e, para o alcance do objetivo, utilizou-se de um questionário, estruturado em duas partes e contendo 11 questões abertas e fechadas. Os resultados obtidos apontaram que a implementação da assistente virtual (Nise) alterou a rotina do escritório contábil, trazendo vantagens como facilidade e inovação aos usuários dos serviços. Vale destacar que alguns serviços como regularização de débitos, parcelamento e emissão de guias de impostos, liberação de mercadorias apreendidas e retificação dos valores cobrados foram otimizados com o atendimento virtual. Em relação às dificuldades encontradas pelas organizações contábeis com a implantação do atendimento virtual, notou-se que horário de atendimento reduzido e a falta de treinamento para os usuários dos serviços foram as mais apontadas pelos profissionais contábeis. Por fim, constatou-se que o atendimento virtual buscou modernizar, ampliar e facilitar o acesso a um atendimento especializado, além de fortalecer o relacionamento com o contribuinte, baseando-se na confiança, transparência e diálogo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.