00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13337
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ivanildo Lubarino Piccoli dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3371038837189854pt_BR
dc.contributor.referee1Gianini, Marcelo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7288167787924464pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Francisco Alexsandro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6627675692378244pt_BR
dc.creatorSilva Filho, Josival José da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1133654672440240pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-11T13:26:00Z-
dc.date.available2024-03-11-
dc.date.available2024-03-11T13:26:00Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Josival José da. Sonoplastia cênica: reflexões no desenvolvimento da cena. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13337-
dc.description.abstractThis course completion work aims to address scenic sound design and its relationship with the theatrical scene during the creation of a show, based on the assumption that theater is a form of collective art. In addition, the importance of sound will be discussed, considered by many as a study instrument for musicians, and how we can establish connections between these two languages. For this, some experiences will be explored and relevant names that research and produce sound design will be analyzed, such as Ernani Maletta, Marcello Amalfi and the renowned theatrical musician Jean-Jacques Lemêtre. The aim is to seek answers about how these relationships can be established and understood.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Teatro - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatros – Músicospt_BR
dc.subjectTeatros – Sonoplastiapt_BR
dc.subjectMúsica para teatropt_BR
dc.subjectPolifoniapt_BR
dc.subjectSonoplastiapt_BR
dc.subjectTheaters - Musicianspt_BR
dc.subjectTheaters – Sound designpt_BR
dc.subjectTheatrical musicpt_BR
dc.subjectPolyphonypt_BR
dc.subjectSound designpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.titleSonoplastia cênica: reflexões no desenvolvimento da cenapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo abordar a sonoplastia cênica e sua relação com a cena teatral durante a criação de um espetáculo, partindo do pressuposto de que o teatro é uma forma de arte coletiva. Além disso, será discutida a importância do som, considerado por muitos como um instrumento de estudo para músicos, e como podemos estabelecer conexões entre essas duas linguagens. Para isso, serão exploradas algumas vivências e serão analisados nomes relevantes que pesquisam e produzem sonoplastia, como Ernani Maletta, Marcello Amalfi e o renomado músico teatral Jean-Jacques Lemêtre. O objetivo é buscar respostas sobre como essas relações podem ser estabelecidas e compreendidas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sonoplastia cênica: reflexões no desenvolvimento da cena.pdf490.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.