Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13337
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Ivanildo Lubarino Piccoli dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3371038837189854 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gianini, Marcelo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7288167787924464 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Francisco Alexsandro da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6627675692378244 | pt_BR |
dc.creator | Silva Filho, Josival José da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1133654672440240 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-11T13:26:00Z | - |
dc.date.available | 2024-03-11 | - |
dc.date.available | 2024-03-11T13:26:00Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA FILHO, Josival José da. Sonoplastia cênica: reflexões no desenvolvimento da cena. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13337 | - |
dc.description.abstract | This course completion work aims to address scenic sound design and its relationship with the theatrical scene during the creation of a show, based on the assumption that theater is a form of collective art. In addition, the importance of sound will be discussed, considered by many as a study instrument for musicians, and how we can establish connections between these two languages. For this, some experiences will be explored and relevant names that research and produce sound design will be analyzed, such as Ernani Maletta, Marcello Amalfi and the renowned theatrical musician Jean-Jacques Lemêtre. The aim is to seek answers about how these relationships can be established and understood. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Teatro - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatros – Músicos | pt_BR |
dc.subject | Teatros – Sonoplastia | pt_BR |
dc.subject | Música para teatro | pt_BR |
dc.subject | Polifonia | pt_BR |
dc.subject | Sonoplastia | pt_BR |
dc.subject | Theaters - Musicians | pt_BR |
dc.subject | Theaters – Sound design | pt_BR |
dc.subject | Theatrical music | pt_BR |
dc.subject | Polyphony | pt_BR |
dc.subject | Sound design | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
dc.title | Sonoplastia cênica: reflexões no desenvolvimento da cena | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo abordar a sonoplastia cênica e sua relação com a cena teatral durante a criação de um espetáculo, partindo do pressuposto de que o teatro é uma forma de arte coletiva. Além disso, será discutida a importância do som, considerado por muitos como um instrumento de estudo para músicos, e como podemos estabelecer conexões entre essas duas linguagens. Para isso, serão exploradas algumas vivências e serão analisados nomes relevantes que pesquisam e produzem sonoplastia, como Ernani Maletta, Marcello Amalfi e o renomado músico teatral Jean-Jacques Lemêtre. O objetivo é buscar respostas sobre como essas relações podem ser estabelecidas e compreendidas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - TEATRO - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sonoplastia cênica: reflexões no desenvolvimento da cena.pdf | 490.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.