Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13330
Tipo: | Dissertação |
Título: | Vida de inseto: uma proposta pedagógica para o ensino de entomologia no ensino médio utilizando plataformas digitais |
Título(s) alternativo(s): | A insect's life: a pedagogical proposal for teaching entomology in high school using digital platforms |
Autor(es): | Santos, Claudemir Ferreira dos |
Primeiro Orientador: | Vital, Marcos Vinícius Carneiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Alan Pedro da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Kamiya, Regianne Umeko |
Resumo: | As mudanças culturais e sociais influenciam o cenário educacional e nos sugerem mudanças na prática pedagógica do professor em sala de aula. Numa perspectiva construtivista a utilização da metodologia ativa pode estimular a formação de um jovem autônomo, crítico, criativo e curioso sobre os fenômenos que ocorrem ao seu redor além da ótica do professor em sala de aula. Nossa hipótese é de que a utilização da metodologia ativa refletirá em um aumento significativo no desempenho dos educandos nas aulas de Biologia. Sendo assim, o presente trabalho buscou verificar a eficiência de metodologias ativas a partir da utilização de um aplicativo para smartphone no ensino de Biologia no ensino médio. A pesquisa foi desenvolvida com educandos do ensino médio no Colégio Estadual Professor João Costa, Aracaju/SE. A execução do projeto se deu da seguinte forma: revisão bibliográfica; pesquisa sobre ferramentas digitais, softwares e aplicativos que sejam gratuitos, acessíveis e que possam ser utilizados como plataforma para construção e hospedagem de um aplicativo para smartphones com conteúdos referentes a Classe Insecta; construção do aplicativo; planejamento, confecção e aplicação de uma sequência didática; criação de uma cartilha contendo o passo a passo de como foi construído o aplicativo, para que um colega professor, de qualquer área do conhecimento, possa construir seu próprio aplicativo; avaliação dos alunos participantes; coleta e análise dos dados obtidos. Para aferir o desempenho dos educandos ao longo das atividades desenvolvidas, foram utilizados um questionário pré-teste e outro pós-teste, também foi utilizado o diário de bordo, onde foram observadas as respostas dos alunos em relação ao interesse demonstrado pela aprendizagem do tema e seu engajamento na utilização desses métodos de ensinoaprendizagem. Com base nos dados observados conclui-se que: os educandos demonstraram engajamento na realização das atividades sugeridas; o aplicativo desenvolvido demonstrou ser eficiente no uso de metodologias ativas a partir de sua utilização com estudantes do ensino médio, refletindo de forma positiva no desempenho acadêmico dos alunos. |
Abstract: | Cultural and social changes influence the educational scenario and suggest modifications in the teacher's pedagogical practice in the classroom. From a constructivist perspective, the use of active methodologies can stimulate the formation of an autonomous, critical, creative and curious young person about the phenomena that occur around them beyond the teacher's perspective in the classroom. Our hypothesis is that the use of active methodology will reflect in a significant increase in the performance of students in Biology classes. Therefore, the present work aimed to verify the efficiency of active methodologies from the use of a smartphone application in the teaching of Biology in high school. The research was developed with high school students at Colégio Estadual Professor João Costa, Aracaju/SE. The project was carried out as follows: bibliographic review; research on digital tools, software and applications that are free, accessible and that can be used as a platform for building and hosting an application for smartphones with contents related to Insecta Class; application building; planning, preparation and application of a didactic sequence; creation of a booklet containing the step by step of how the application was built, so that a fellow teacher, from any area of knowledge, can build their own application; evaluation of participating students; collection and analysis of the data obtained. To assess the students' performance throughout the activities, a pre-test and a post-test questionnaire were used, the logbook was also used, where the students' responses were observed in relation to the interest shown in learning the topic and their engagement in the use of these teaching-learning methods. Based on the observed data, it can be concluded that: the students showed engagement in carrying out the suggested activities; the developed application proved to be efficient in the use of active methodologies from its use with high school students, positively reflecting on the students' academic performance. |
Palavras-chave: | Metodologia ativa (Metodologia de ensino) Biologia – Estudo e ensino Insetos Aplicativos móveis Teaching-learning Active methodology Biology teaching Educational applications Insecta Class |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Citação: | SANTOS, Claudemir Ferreira dos. Vida de inseto: uma proposta pedagógica para o ensino de entomologia no ensino médio utilizando plataformas digitais. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13330 |
Data do documento: | 26-ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.