00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13295
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Francineila Pinheiro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Lívia Danielle Rodrigues do-
dc.contributor.referee2Costa, Maria Cícera da Silva-
dc.creatorSuica, Zayanne Glycia de Lima-
dc.date.accessioned2024-03-08T16:04:44Z-
dc.date.available2024-03-08-
dc.date.available2024-03-08T16:04:44Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.identifier.citationSUICA, Zayanne Glycia de Lima. A importância dos projetos didáticos no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia. 2024. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13295-
dc.description.abstractThe present study seeks to briefly understand the textbooks that contemplate the teaching of Geography, specifically the collection of the FTD publisher. Bringing an analysis and discussion about the relevance of its use to the learning and teaching process in the years of Elementary Education II, through the projects presented, according to the National Program of Book and Educational Material (PNLD). In this matter, the objective of this study is to analyze the didactic projects presented in the textbooks distributed in the public educational network of the State of Alagoas regarding the Elementary Education II. The specific objectives are based in the following aspects: Analyzing the teaching projects presented in the collection and the relationship between the teacher and the student when it comes to their daily life; contributing to the interaction in different ways by becoming a fundamental tool in school as a former of opinions. In this way, the research contributed in reflective analysis in the context of teaching formation, in the face of the reality experienced by correlating with the textbook, in favor of the process of teaching and learning, becoming part of the student's daily lifept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectPNLDpt_BR
dc.subjectTeaching of Geographypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleA importância dos projetos didáticos no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo busca compreender de forma sucinta a respeito dos livros didáticos que contemplam o ensino de Geografia, mais especificamente da coleção da editora FTD. Trazendo-se uma análise e discussão acerca da relevância do seu uso para o processo de ensino e aprendizagem nos anos do Ensino Fundamental II, mediante os projetos apresentados, de acordo com o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar os projetos didáticos presentes nos livros didáticos distribuídos na rede pública estadual de ensino no Estado de Alagoas referente ao Ensino Fundamental II. Consolidam-se os objetivos específicos nos seguintes aspectos: analisar os projetos didáticos apresentados na coleção; refletir a relação entre o professor e aluno levando em consideração seu cotidiano; contribuir na interação de diferentes maneiras tornando-se instrumento fundamental na escola enquanto formadora de opiniões. Desse modo, a pesquisa contribuiu em análise reflexiva no contexto da formação docente, perante a realidade vivenciada ao correlacionar com o livro didático mencionado, em prol do processo de ensino e aprendizagem, inserindo-se ao cotidiano do estudantept_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância dos projetos didáticos no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.