Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13295
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2023086653714834 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Lívia Danielle Rodrigues do | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Maria Cícera da Silva | - |
dc.creator | Suica, Zayanne Glycia de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T16:04:44Z | - |
dc.date.available | 2024-03-08 | - |
dc.date.available | 2024-03-08T16:04:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
dc.identifier.citation | SUICA, Zayanne Glycia de Lima. A importância dos projetos didáticos no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia. 2024. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13295 | - |
dc.description.abstract | The present study seeks to briefly understand the textbooks that contemplate the teaching of Geography, specifically the collection of the FTD publisher. Bringing an analysis and discussion about the relevance of its use to the learning and teaching process in the years of Elementary Education II, through the projects presented, according to the National Program of Book and Educational Material (PNLD). In this matter, the objective of this study is to analyze the didactic projects presented in the textbooks distributed in the public educational network of the State of Alagoas regarding the Elementary Education II. The specific objectives are based in the following aspects: Analyzing the teaching projects presented in the collection and the relationship between the teacher and the student when it comes to their daily life; contributing to the interaction in different ways by becoming a fundamental tool in school as a former of opinions. In this way, the research contributed in reflective analysis in the context of teaching formation, in the face of the reality experienced by correlating with the textbook, in favor of the process of teaching and learning, becoming part of the student's daily life | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Geografia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | PNLD | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | PNLD | pt_BR |
dc.subject | Teaching of Geography | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.title | A importância dos projetos didáticos no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo busca compreender de forma sucinta a respeito dos livros didáticos que contemplam o ensino de Geografia, mais especificamente da coleção da editora FTD. Trazendo-se uma análise e discussão acerca da relevância do seu uso para o processo de ensino e aprendizagem nos anos do Ensino Fundamental II, mediante os projetos apresentados, de acordo com o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar os projetos didáticos presentes nos livros didáticos distribuídos na rede pública estadual de ensino no Estado de Alagoas referente ao Ensino Fundamental II. Consolidam-se os objetivos específicos nos seguintes aspectos: analisar os projetos didáticos apresentados na coleção; refletir a relação entre o professor e aluno levando em consideração seu cotidiano; contribuir na interação de diferentes maneiras tornando-se instrumento fundamental na escola enquanto formadora de opiniões. Desse modo, a pesquisa contribuiu em análise reflexiva no contexto da formação docente, perante a realidade vivenciada ao correlacionar com o livro didático mencionado, em prol do processo de ensino e aprendizagem, inserindo-se ao cotidiano do estudante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A importância dos projetos didáticos no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.