00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos Filho, Ranulfo Paranhos dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/5670542372454107pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Willber da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6856013993591304pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Erickson Calheiros-
dc.creatorGomes, Taynara Santos-
dc.date.accessioned2024-03-07T16:42:03Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2024-03-07T16:42:03Z-
dc.date.issued2023-10-25-
dc.identifier.citationGOMES, Taynara Santos. A caixa de pandora dos gastos de campanha: Eleições para Deputados Federais no Brasil (2010-2018). 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13260-
dc.description.abstractWhat is the effect of the types of campaign spending on votes? Our overall goal is to answer this research question. Technically, we will use descriptive statistics and a linear regression model to test the hypothesis that changes in the types of campaign spending have an impact on winning votes. Our unit of analysis are candidates for the position of federal deputy in Brazil for the 2010, 2014 and 2018 elections. Our dependent variable (VD) is votes obtained and our main independent variable (VI) is the types of campaign spending (modern and traditional). Our data was systematized from the Superior Electoral Court (TSE) repository. The results indicate that (1) traditional expenditures present statistically significant differences between challengers and incumbents; (2) the 2010 elections showed the highest correlation between campaign spending and votes (r = 0.670; p-value < 0.000); and (3) the linear regression model that best explains votes is the one that tests traditional spending (2010, 2014 and 2018), with an adjusted r2 of 0.613, where each increase of one log unit in traditional spending returns 0.517 votes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociais - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCampanhas eleitorais - Gastospt_BR
dc.subjectEleições - Deputados federaispt_BR
dc.subjectElection campaigns - Spendingpt_BR
dc.subjectElections - Federal Deputiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleA caixa de pandora dos gastos de campanha: eleições para deputados federais no Brasil (2010-2018)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoQual o efeito dos tipos de gastos de campanha sobre votos? Nosso objetivo geral é responder a essa questão de pesquisa. Tecnicamente usaremos estatística descritiva e um modelo de regressão linear para testar a hipótese de que alteração nos tipos de gastos de campanha impactam sobre conquista de votos. Nossa unidade de análise são candidatos ao cargo de deputado federal no Brasil para as eleições de 2010, 2014 e 2018. Nossa variável dependente (VD) são votos obtidos e nossa principal variável independente (VI) são os tipos de gastos de campanha (modernos e tradicionais). Nossos dados foram sistematizados a partir do repositório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os resultados indicam que (1) os gastos tradicionais apresentam diferenças estatisticamente significativamente entre desafiantes e incumbentes; (2) as eleições de 2010 apresentaram a maior correlação entre gastos de campanha e votos (r = 0,670; p-valor < 0,000); e (3) o modelo de regressão linear que melhor explica votos é o que testa gastos tradicionais (2010, 2014 e 2018), com r2 ajustado de 0,613, onde cada incremento de uma unidade de log em gastos tradicionais retorna 0,517 de voto.pt_BR
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