00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13249
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Rachel Rocha de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5324281252847854pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Clébio Correia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7421412577739098pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Rafael de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0401378145119525pt_BR
dc.creatorSantos, Paula Renata Pereira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0790680906009077pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-06T21:52:59Z-
dc.date.available2024-03-06-
dc.date.available2024-03-06T21:52:59Z-
dc.date.issued2023-07-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Paula Renata Pereira dos. Cemitérios e religiões de matrizes africanas – uma etnografia dos enterramentos de povos de terreiro na Maceió do século XXI. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13249-
dc.description.abstractThe human societies develop many diferent ways of facing the death itself, hence, how to deal with the physical parting from the body. That said, the entombments have become, in many diferente layers, wether not exclusively, at least as one of the most common practices of discarding corpses. Until The beginning of the 19th century the burials used to take place in the churches. Due to allegations of the existence of foul odors, hygienists policies were implemented and the burials passed to be carried out in specific places, the cemeteries. Since its appearance, the necropolises, in their great majority, present a symbolic imagery scenario focused on christian religions while religions of African origin were and are still subordinated within these Spaces. That reality is even more problematic in the necropolis of Maceió, field of the current research, where the mortuary practices are recognized by embarassing situations and even by the deterrent of the achievement of all procedures and expected steps for the holy yard community in that moment.There is also the silencing and a non-problematization of the situation when compared to the existing claims in other cities of Brazil in relation to the takement and use of theses spaces. The present work deals with tensions and asymmetries that mark, therefore, the use of cemeteries, in Maceió, by sons and daughters of Saint.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunidades – Matrizes africanaspt_BR
dc.subjectReligiões de matrizes africanas – Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectSepultamento - Cemitérios – Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectMorte - Aspectos religiosos - Matriz africanaspt_BR
dc.subjectCommunities – African matricespt_BR
dc.subjectReligions of African origins – Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectBurial - Cemeteries – Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectDeath - Religious aspects - African matrixpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleCemitérios e religiões de matrizes africanas – uma etnografia dos enterramentos de povos de terreiro na Maceió do século XXIpt_BR
dc.title.alternativeCemeteries and religions of african origins – an ethnography of the burials of holy ground people in Maceió in the 21st centurypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoAs sociedades humanas desenvolvem formas bastante diversificadas de lidar com a morte e, consequentemente, de como tratar da separação física do corpo. Diante disso, os sepultamentos têm se configurado, se não exclusivamente, ao menos como uma das práticas mais usadas para o descarte do corpo morto. Até o início do século XIX, os enterramentos costumavam acontecer nas igrejas, mas sob alegações de contaminações, transmissão de doenças e odores fétidos, políticas higienistas foram implementadas e os enterramentos passaram a ser realizados em locais específicos, os cemitérios. Desde o seu surgimento, as necrópoles, em sua grande maioria, apresentam um cenário simbólico imagético voltado às religiões cristãs, enquanto as religiões de matrizes africanas foram e ainda são subalternizadas dentro desses espaços. Essa realidade é ainda mais problemática nos cemitérios de Maceió-AL, campo desta pesquisa, onde além das práticas mortuárias estarem marcadas por situações de constrangimentos e mesmo pelo impedimento da realização de todos os procedimentos e etapas esperados pela comunidade dos povos de terreiro para aquele momento, verifica-se também um silenciamento e uma não problematização da situação quando comparamos com as reivindicações existentes em outras cidades do Brasil em relação à ocupação e ao uso desses espaços. O presente trabalho versa sobre tensões e assimetrias que marcam, portanto, a utilização dos cemitérios em Maceió-AL por filhas e filhos de santo nas primeiras décadas do século XXI.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.