00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Daniela Mendonça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9137388590869969pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Carlos Barbosa Alves de-
dc.contributor.referee2Marques, Leonardo Brandão-
dc.creatorSouza, Thayana Oliveira Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3859564623356832pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-05T17:24:48Z-
dc.date.available2024-03-04-
dc.date.available2024-03-05T17:24:48Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Thayana Oliveira Pereira de. Videomodelação para ensinar profissionais da educação a implementar o ensino por tentativas discretas. 2024. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13227-
dc.description.abstractIntervention based on Applied Behavior Analysis (ABA) has been widely recommended for the treatment of autism spectrum disorder (ASD). A teaching procedure that has been used to teach different skills to individuals with ASD is Discrete Trial Training (DTT). Therefore, it is important to teach staff, teachers and caregivers to implement DTT. The purpose of the presente work was to teach the implementation of the DTT through videomodeling for four paraprofessionals of children with ASD. We conducted three studies. The first study consisted of a systematic review of the literature on training the implementation of DTT. Fifteen studies met inclusion criteria. Behavioral Skills Training (BST) was the most commonly implemented training procedure, most participants were therapists and the nonconcurrent multiple baseline design accross participants was the most used experimental design. The second study consisted of producting and validating a video to teach the implementation of the DTT. The video was composed by a description of 11 steps necessary for the implementation of the DTT, which were identified through a task analysis. The description was followed by a demonstration of a nine-trial block of motor imitation training through DTT. Six professionals with different areas of expertise viewed the video and indicated that it had all the steps required to perform the DTT. The third study evaluated the effects of the exposure to the video on DTT implementation by four paraprofessionals. A nonconcurrent multiple baseline design accross participants was used. The procedure consisted of the following phases: pretest, exposure to the video, posttest and maintenance test seven days after the posttest. Results demonstrated that videomodeling was effective to teach the implementation of DTT. The validation of the video consists in an advance in the literature on training the implementation of teaching procedures based on ABA through videomodeling.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino por Tentativas Discretaspt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectVideomodelaçãopt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectDiscrete Trial Trainingpt_BR
dc.subjectVideomodelingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleVideomodelação para ensinar profissionais da educação a implementar o ensino por tentativas discretaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA intervenção baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) vem sendo amplamente recomendada para o tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um dos procedimentos de ensino bastante utilizado dentro deste modelo de intervenção é o ensino por tentativas discretas (discrete trial training; DTT), o qual tem se mostrado efetivo para ensinar diversas habilidades para pessoas com TEA. Por essa razão, é importante que terapeutas, professores, pais e cuidadores aprendam a implementar o DTT. O objetivo do presente trabalho foi ensinar a implementação do DTT por meio de videomodelação para profissionais de apoio escolar de crianças com TEA. Para isso, três estudos foram conduzidos, sendo que o primeiro consistiu de uma revisão sistemática da literatura sobre o ensino da implementação do DTT. Foram encontrados 15 estudos, sendo que o procedimento de ensino mais utilizado foi o Behavioral Skills Training (BST), os participantes que apareceram mais frequentemente foram os terapeutas e o delineamento de linha de base múltipla entre participantes foi o mais utilizado. O segundo estudo consistiu na produção e na validação de um vídeo para ensinar a implementação do DTT. O vídeo foi confeccionado de modo a demonstrar e a exemplificar 11 passos necessários para a implementação do DTT, os quais foram identificados por meio de uma análise de tarefas. Na exemplificação do vídeo, foi demonstrada a condução de um bloco de nove tentativas do programa de imitação motora por meio do DTT. Ele foi validado por seis profissionais de diferentes áreas que concluíram que o vídeo apresentava explicitamente os 11 passos e cumpria a finalidade para o qual foi produzido. O terceiro estudo avaliou os efeitos da exposição ao vídeo sobre a implementação do DTT por quatro profissionais de apoio escolar de crianças com TEA. Um delineamento de linha de base múltipla não concorrente entre participantes foi utilizado. Foram conduzidas as seguintes etapas com cada participante: pré-teste, ensino por videomodelação, pós-teste e teste de manutenção sete dias após o pós-teste. Após a exposição ao vídeo, todos os participantes conduziram corretamente, no mínimo, 90% dos passos necessários para implementação do DTT. Os resultados corroboram com a literatura da área demonstrando que a videomodelação foi eficaz para o ensino da implementação do DTT. O processo de validação do conteúdo do vídeo utilizado para ensino é um avanço em relação a outros estudos que ensinaram a aplicação de procedimentos de ensino baseados na ABA por meio de videomodelação.pt_BR
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