00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13209
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Cartografia que aprendo é a mesma que ensino?
Autor(es): Carvalho, Julyana Costa
Capitulino, Nathaly Elana
Primeiro Orientador: Almeida, Jacqueline Praxedes de
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Cirlene Jeane Santos e
metadata.dc.contributor.referee2: Calazans, Denis Rocha
Resumo: A Cartografia é uma ferramenta essencial no ensino de Geografia, no entanto, apesar de sua importância, na maior parte dos cursos de Licenciatura em Geografia não há a devida preparação dos licenciandos, o que pode resultar na carência da alfabetização cartográfica dos alunos da Educação Básica. Como consequência da baixa aquisição dos conhecimentos referentes à Cartografia na formação inicial dos professores, se tem um déficit no aprendizado da Cartografia nas aulas de Geografia na Educação Básica. Diante do exposto, o presente artigo tem como propósito apresentar as impressões dos professores da escola campo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP), bem como dos pibidianos e residentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sobre a preparação para atuar na Educação Básica com os conhecimentos cartográficos adquiridos na universidade em sua formação inicial. Buscou-se, por meio da coleta de dados realizada através do questionário, organizado e aplicado via Google Formulário, conhecer a visão dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP). Na visão dos inquiridos, foi possível observar que o processo de formação inicial não consegue proporcionar o suporte necessário para atuação na Educação Básica, destacando que seria preciso recorrer a outras vias para suprir as deficiências na matriz curricular do curso.
Palavras-chave: Cartográfica - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino de Geografia
Cartography - Study and teaching
Teachers - Training
Teaching Geography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: CARVALHO, Julyana Costa; CAPITULINO, Nathaly Elana. A Cartografia que aprendo é a mesma que ensino?. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13209
Data do documento: 9-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Cartografia que aprendo é a mesma que ensino?.pdf380.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.