00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Espindola, Aline Calheiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4521033460312471pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alexandre Lima Marques da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1664387016139320pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Ana Kassia Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7294367063094459pt_BR
dc.creatorSegundo, Marcelo Silva Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1775475162348798pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T13:19:50Z-
dc.date.available2024-02-29-
dc.date.available2024-02-29T13:19:50Z-
dc.date.issued2023-10-09-
dc.identifier.citationSEGUNDO, Marcelo Silva Santos. Proposta de intervenção em pavimento para AL - 135 na cidade de Maravilha-AL. 2024. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13164-
dc.description.abstractFlexible/semi-rigid pavements have a lifespan of 10 years, exhibiting surface defects over time/traffic, necessitating intervention for renewal. In addition to compromising user comfort, defects in the road surface contribute to increased vehicle operational costs and contribute to an increase in accidents along the route. Thus, proposals for interventions and restorations are essential for road safety and comfort maintenance. Therefore, this work is a case study aimed at analyzing the general conditions of the pavement, diagnosing possible causes of defects, and proposing restoration solutions for the AL-135 pavement segment that connects the city of Maravilha to BR-316. This work will follow the Brazilian evaluation standards and solutions catalog defined by the National Department of Infrastructure and Transportation (DNIT), which, for pavement quality analysis, employs methods such as the Global Severity Index (IGG), Continuous Visual Survey (LVC), and Longitudinal Irregularity (IRI). The methodologies adopted in the study have proven to be effective in evaluating and identifying defects in the pavement. However, it is important to note that, despite these advancements, the research emphasized the need for structural assessments for greater precision in solutions and rehabilitation strategies. It is important to mention that an approximate numerical value N was used for dimensioning; therefore, it is essential to conduct a traffic study and geotechnical analysis for adaptation to real conditions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Civil - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveis – Avaliaçãopt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveis – Defeitospt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveis – Manutençãopt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveis – Restauraçãopt_BR
dc.subjectFlexible pavements - Evaluationpt_BR
dc.subjectFlexible pavements - Defectspt_BR
dc.subjectFlexible pavements - Maintenancept_BR
dc.subjectFlexible pavements - Restorationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titleProposta de intervenção em pavimento para AL - 135 na cidade de Maravilha-ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoPavimentos flexíveis/semirrígidos apresentam um ciclo de vida útil de 10 anos, apresentando defeitos em sua superfície com o passar do tempo/tráfego, havendo uma necessidade de intervenção para renovação deste. Além de comprometer o conforto dos usuários, defeitos na superfície de rolamento são responsáveis por elevar o custo operacional dos veículos e contribuir para aumento de acidentes no trajeto. Assim, propostas de intervenções e restaurações são essenciais para manutenção da segurança e conforto viário. Portanto, este trabalho trata-se de um estudo de caso que tem como objetivo, analisar as condições gerais do pavimento, diagnosticar possíveis causas dos defeitos e propor soluções de restauração para o pavimento da AL – 135 no trecho que conecta a cidade de Maravilha à BR-316. Neste trabalho será seguido as normas e procedimentos de avaliação e catálogo de soluções Brasileiro definidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que, para análise da qualidade de um pavimento, utiliza métodos como Índice de Gravidade Global (IGG), Levantamento Visual Contínuo (LVC), Irregularidade Longitudinal (IRI). As metodologias adotadas no estudo demonstraram ter sido eficazes na avaliação e identificação de defeitos no pavimento. Entretanto, é importante ressaltar que, apesar desses avanços, a pesquisa destacou a necessidade da realização de avaliações estruturais para uma maior precisão nas soluções e estratégias de reabilitação. É importante mencionar que um valor de número N aproximado foi utilizado para o dimensionamento, sendo assim, é fundamental realizar estudo de tráfego e um estudo geotécnico para a adaptação às condições reais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA CIVIL - CTEC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de intervenção em pavimento para AL - 135 na cidade de Maravilha-AL.pdf3.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.