00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13123
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Associação entre nível de atividade física e fatores associados à ansiedade e depressão em estudantes universitários no contexto da pandemia de Covid-19
Autor(es): Clemente, Izabela da Silva
Silva, Weleson Santos da
Primeiro Orientador: Mendonça, Braulio Cesar de Alcantara
metadata.dc.contributor.referee1: Dantas, Maria do Socorro Meneses
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Carla de Fátima Rocha Guedes
Resumo: A pandemia do COVID-19 teve impacto significativo na saúde mental da população, particularmente em relação aos sintomas de ansiedade e depressão, visto que, para atenuar o contágio do vírus, fez-se necessário o isolamento social, que afetou diretamente o cotidiano da população, provocando a diminuição de atividades como a prática de atividade física. Esta pesquisa teve como objetivo investigar as associações entre atividade física e os fatores que podem estar associados aos transtornos de ansiedade e depressão em estudantes universitários durante a pandemia do COVID-19. O estudo foi do tipo transversal, com abordagem quantitativa, e contou com a participação de estudantes de Educação Física Bacharelado. Os dados foram coletados por meio de questionários online, que incluíam informações sobre aspectos pessoais, avaliação de sintomas de ansiedade e depressão e níveis de atividade física de lazer. A escala HAD (Avaliação do nível de Ansiedade e Depressão) e o questionário IPAQ versão curta (Questionário Internacional de Atividade Física) foram os instrumentos utilizados para a coleta de dados. Dos participantes, 55,7% foram classificados como improváveis para sintomas de ansiedade, enquanto 18,0% apresentaram sintomas prováveis, e 26,3% como possíveis. Em relação a depressão, 62,3% foram classificados como improváveis, 4,9% como prováveis e 32,8% como possíveis. No que diz respeito à atividade física, 42,6% foram classificados como muito ativos, 41,0% como ativos, 13,1% como irregularmente ativos e 3,3% como sedentários. Embora não tenhamos encontrado associações significativas entre atividade física e sintomas de ansiedade e depressão, é importante continuar pesquisando essa relação para entender melhor os impactos da pandemia na saúde mental da população e desenvolver estratégias específicas de intervenção.
Abstract: Não tem abstract.
Palavras-chave: Ansiedade
Depressão
Pandemia - COVID-19
Atividade física
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Bacharelado
Citação: CLEMENTE, Izabela da Silva; SILVA, Weleson Santos da. Associação entre nível de atividade física e fatores associados à ansiedade e depressão em estudantes universitários no contexto da pandemia de Covid-19. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13123
Data do documento: 31-ago-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.