00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santana, Moisés de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3373237780862014pt_BR
dc.contributor.referee1Stadtler, Hulda Helena Coraciara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6495194776185200pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Tania Maria de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3447349480081320pt_BR
dc.creatorOliveira, Ana Cláudia Laurindo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2380062371394253pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T21:54:10Z-
dc.date.available2024-02-23-
dc.date.available2024-02-23T21:54:10Z-
dc.date.issued2008-10-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Cláudia Laurindo de. O ponto de parada: racismo na escola, alunos negros na EJA. 2024.92 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13122-
dc.description.abstractThe proposal of this paper is to observe if the racism in the school environment can act like an active element of excludability of the African descent (black people) students and half-blooded ones in the elementary grades, leading them, afterwards, to the classrooms of Adults and Young Education (AYE).The research’s locus was an uptown school, in the suburb of Maceio, where the observation was made in three shifts (morning, afternoon and night), watching the relations among the students from first grade until AYE.Questionnaires were applied with students from the night-school, which ones also were submitted to semi-structured interviews. Others participants of the school routine contributed with opened interviews. The watching process allowed us the direct experience in pedagogy; to be sure that racism really acts in school. For that, we took base on serious theories by studious as APPLE; McLAREN; MUNANGA; OLIVEIRA among others that broach the education and social- anthropological subject.The results allow us to say that beyond the already known and studied economic factors, racism in school can act as one more excluding element, affecting the African descent students’history.For this reason, there is the need of including this debate in the teachers’ background, which will be reflected in schools and society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEJA - Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectAfrodescendentespt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectAfrodescendentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
dc.titleO ponto de parada: racismo na escola, alunos negros na EJApt_BR
dc.title.alternativeThe point of stop: racism in the school, black students in EJApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA proposta desse trabalho foi perceber se o racismo na escola poderia atuar como um elemento ativo de exclusão dos alunos negros e mestiços nas séries iniciais, conduzindo-os, posteriormente, às salas de Educação de Jovens e Adultos. O lócus da pesquisa foi uma escola de bairro, na periferia da cidade de Maceió, onde a observação foi feita nos três turnos, acompanhando as relações entre os sujeitos desde a primeira série até a EJA. Aplicamos questionários especificamente com os alunos do noturno, com os quais também fizemos entrevistas semi-estruturadas. No entanto, outros participantes da rotina escolar contribuíram com entrevistas abertas. A observação participante nos permitiu a vivência direta nos processos pedagógicos, para ter a convicção de que o racismo atua na escola. Para tanto, nos embasamos em teóricos como APPLE; MCLAREN; MUNANGA; OLIVEIRA entre outros que abordam a educação e as relações sócio-antropológicas. Os nossos resultados nos permitem afirmar que além dos já conhecidos e estudados fatores econômicos e de classes, o racismo na escola pode atuar como um elemento a mais de exclusão, pesando na história dos alunos negros e afrodescendentes. Por essa razão, há necessidade de incluir esse debate na formação de professores, para que chegue até as escolas e à sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ponto de parada racismo na escola, alunos negros na EJA.pdf487.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.