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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13121
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Anteprojeto arquitetônico de um centro de apoio infantil ao autista em Maceió-AL |
Autor(es): | Oliveira, Layse Emily Tavares de Magalhães |
Primeiro Orientador: | Lima, Suzann Flávia Cordeiro de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Dilson Batista |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cavalcante, Morgana Maria Pitta Duarte |
metadata.dc.contributor.referee3: | Albuquerque, Adriana Cavalcanti de |
Resumo: | O crescimento na quantidade de suspeitas e diagnósticos de autistas pelo mundo, revela o quanto é importante a conscientização sobre o autismo para poder identificar seus primeiros sinais, na fase inicial da vida da criança, onde poderá ter um apoio e acompanhamento adequado por profissionais capacitados para atender e oferecer um melhor desenvolvimento e qualidade de vida, para o autista e respectivamente sua família. Entretanto, nem toda a população tem fácil acesso ao diagnóstico precoce, mesmo com todos avanços tecnológicos e canais de informações que temos atualmente. Outra razão, é a localização dos centros de apoio especializados em reabilitação dessa condição que afeta o neurodesenvolvimento, geralmente está mais localizada nas áreas centrais da cidade, e isso afeta diretamente as comunidades periféricas no seu trajeto de deslocamento entre suas casas e os centros de apoio. Esses fatores, acabam sendo prejudiciais para o acompanhamento terapêutico da criança, principalmente para as que possuem o grau mais severo do TEA-Transtorno do Espectro Autista, que apresentam maior dificuldade na comunicação verbal, grande inflexibilidade no comportamento e dependência para realizar as atividades sociais e diárias. Sendo assim, é fundamental pensar e criar mais espaços arquitetônicos de centros de apoio que atendam, que prestem maior assistência a população que estão locadas mais afastadas dessas áreas concentradas da capital. Perante o reconhecimento dessas dificuldades, enfrentados pelas comunidades, este trabalho tem como propósito pesquisar e adquirir conhecimentos sobre o autismo e as necessidades dos autistas nos ambientes e apresentar a proposta de um anteprojeto arquitetônico de um Centro de Apoio Infantil ao Autista em Maceió-AL, adotando as definições de uma arquitetura inclusiva, com finalidade de facilitar a carência de equipamentos direcionados aos autistas dessa zona urbana, que possibilitem a aplicação das terapias através da criação de espaços que acolhem e promovem o avanço da convivência e interação social atraindo a população, com a criação de uma grande praça, onde abriga espaço para práticas de atividades físicas e experiências sensoriais nas áreas externas. Para tal objetivo, a metodologia aplicada foi de observar, buscar informações para interpretar, compreender e se envolver no tema “autismo”, e como projetar para responder as necessidades dessas pessoas, a partir da revisão bibliográfica com embasamento teórico e análises de estudos de repertórios que favoreceu e auxiliou na criação de diretrizes e programa de necessidades para a concepção projetual. Por fim, os resultados alcançados possibilitam e estimulam o desenvolvimento da produção de orientações e na idealização de projetos arquitetônicos direcionados para receber os autistas. Levando em consideração a importância de produzir espaços físicos inclusivos que envolvam, que acolham, assim como, direcionem toda população em melhorar sua saúde, sua qualidade de vida. |
Abstract: | El crecimiento en la cantidad de sospechas y diagnósticos de Autistas por el mundo, revela cuan importante es la concientización sobre el autismo, para poder identificar las primeras señales, en la fase inicial de vida de las/os niñas/os, donde podrá tener un apoyo y acompañamiento adecuado por profesionales capacitados para atender y ofrecer un mejor desarrollo, y calidad de vida para el autista y respectivamente para su familia. Sin embargo, ni todo el pueblo tiene fácil acceso a un diagnostico precoz, incluso con todos los avances tecnológicos y canales de informaciones que contamos actualmente. Otra razón, es la localización de los centros de apoyo especializados en rehabilitación de esa condición que afecta el neuro-desarrollo, generalmente esta localizada en las áreas céntricas de la ciudad, y eso afecta directamente a las comunidades periféricas en su trayecto y desplazamiento entre sus casas y los centros de apoyo. Estos factores, acaban siendo perjudiciales para el acompañamiento terapéutico de las/os niñas/os, principalmente a los que poseen un grado mas severo de TEA- Trastorno Espectro Autista, y que presentan mayor dificultad en la comunicación verbal, gran inflexibilidad en el comportamiento y dependencia para realizar las actividades sociales y diarias. Por tanto, es fundamental pensar en crear mas espacios arquitectónicos de centros de apoyo que atiendan y presten mayor asistencia a la población que se encuentra en áreas mas lejanas a la capital. Dado el reconocimiento de estas dificultades, enfrentadas por las comunidades este trabajo tiene como propósito buscar y adquirir conocimientos sobre el autismo y las necesidades de esta en los ambientes y presentar una propuesta de un anteproyecto arquitectónico de un Centro de Apoyo infantil al Autista en Maceió, Alagoas. Adoptando las definiciones de una Arquitectura inclusiva, con la finalidad de facilitar la carencia a equipos dirigidos a los autistas de esa zona urbana, y que posibiliten la aplicación de las terapias a través de la creación de espacios que acogen y promueven el avance de una convivencia e integración social atrayendo a la población. Con la creación de una gran plaza, donde alberga espacios para practicas de actividades físicas y experiencias sensoriales en áreas externas. Para ello la metodología aplicada fue observar, y buscar informaciones para interpretar, comprender e involucrarse en el tema “Autismo”, y como proyectar para responder a las necesidades de las personas, a partir de la revisión bibliográfica con fundamento teórico y análisis de estudios de repertorios que favorecieron y ayudaron en la creación directrices y programas de necesidades para el concepto del proyecto. Para finalizar los resultados alcanzados posibilitan y estimulan el desarrollo de la producción de orientaciones en la idealización de proyectos arquitectónicos dirigidos para recibir a los autistas. Llevando en consideración la importancia de producir espacios físicos inclusivos que involucren, acojan y orienten a toda la población en mejorar su salud y calidad de vida. |
Palavras-chave: | Arquitetura para autistas Espaços arquitetônicos inclusivos Autistas Neuroarquitetura Arquitetura biofílica Arquitectura para personas autistas Espacios arquitectónicos inclusivos Autista Neuroarquitectura Arquitectura biofilica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado |
Citação: | OLIVEIRA, Layse Emily Tavares de Magalhães. Anteprojeto arquitetônico de um centro de apoio infantil ao autista em Maceió-AL. 2024. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13121 |
Data do documento: | 6-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU |
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