00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13109
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ambrosia: desenvolvimento de identidade visual para uma empresa de sexual-care no mercado emergente
Autor(es): Ribeiro, Ana Luíza Costa
Gomes, Yanna Albuquerque Silva Rocha
Primeiro Orientador: Lopes, Danielly Amatte
metadata.dc.contributor.referee1: Lôbo, Mariana Hennes Sampaio
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Thays da Costa
Resumo: Reconhecido como ato fundante da vida, o sexo ultrapassa, ao longo de toda história ocidental, as dimensões biológicas e meramente reprodutivas. Em nossa estrutura social constituída sob o olhar do homem cisgênero e heterossexual, as formas de conceber o amor e a sexualidade ora compreendida como ato relacionado aos deuses e de sublime prazer, ora sendo responsabilizada pela corrupção da pureza contribuiu para que manifestações sexuais de alguns grupos e corpos fossem reprimidas. Neste sentido, o presente trabalho, ao compreender o papel social do design enquanto agente emancipador, pretendeu desenvolver um sistema de identidade visual para a marca fictícia de sexual-care Ambrosia ao percorrer os caminhos da sexualidade enquanto autocuidado, discutindo as tensões e resistências que marcam seus processos. O plano de trabalho discute a marca e seus conceitos pela lente do design assim como os fundamentos da criação de Sistemas de Identidade Visual, debruçando-se sobre etapas de Revisão Bibliográfica, que contemplam a discussão de autores como, WHEELER (2012), PEÓN (2011) e AAKER (1998). Além disso, dedicamo-nos ao levantamento de metodologias (MUNARI, 2008 e WHEELER, 2012) para o desenvolvimento de uma metodologia híbrida. propondo analisar a empresa, o cliente e o mercado através de seus concorrentes e de seu público-alvo, sintetizando os dados coletados em diretrizes e conceitos para então desenvolver o objeto de estudo e os seus desdobramentos. Ao final, é apresentado o desenvolvimento da identidade visual composta pelo logotipo, alfabeto e padrão cromático institucionais, assim como o memorial descritivo, além de mockups de aplicações da identidade.
Abstract: Recognized as the founding act of life, sex surpasses, throughout Western history, the biological and merely reproductive dimensions. In our social structure constituted under the gaze of the cisgender and heterosexual man, the ways of conceiving love and sexuality now understood as an act related to the gods and sublime pleasure, Sometimes being blamed for the corruption of purity contributed to the sexual manifestations of some groups and bodies were repressed. In this sense, the present work, by understanding the social role of design as an emancipating agent, intended to develop a visual identity system for the fictitious brand of sexual-care Ambrosia by walking the paths of sexuality as self-care, tensions and resistances that mark their processes. The work plan discusses the brand and its concepts through the lens of design as well as the foundations of the creation of Visual Identity Systems, focusing on stages of Bibliographic Review, which include the discussion of authors such as,WHEELER (2012), PEÓN (2011) and AAKER(1998).In addition, we give ourselves to the survey of methodologies (MUNARI, 2008 and WHEELER, 2012) forth e development of a hybrid methodology. analyzing the company, the customer and the market through its competitors and it star get audience,synthesizing the datacollectedin guidelines and concepts to then develop the object of study and its developments. At the end, it is presented the development of the visual identity composed of the logo, alphabet and institutional chromatic pattern,as well as the descriptive memorial, as well as Mockups of identity applications.
Palavras-chave: Design de marca
Identidade visual
Sexual-care
Mercado erótico
Brand design
Visual Identity
Erotic market
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMAÇÃO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Design - Bacharelado
Citação: RIBEIRO, Ana Luíza Costa; GOMES, Yanna Albuquerque Silva Rocha. Ambrosia: desenvolvimento de identidade visual para uma empresa de sexual-care no mercado emergente. 2024. 130 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13109
Data do documento: 28-set-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - DESIGN - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ambrosia: desenvolvimento de identidade visual para uma empresa de sexual-care no mercado emergente.pdf85.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.