Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13064
Tipo: | Dissertação |
Título: | Autoavaliação docente para o planejamento, desenvolvimento e avaliação da Educacional Escape Room |
Título(s) alternativo(s): | Teacher self-assessment for the planning, development and evaluation of the Educacional Escape Room |
Autor(es): | Silva, Emerson Michael Pereira da |
Primeiro Orientador: | Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Dias, Marta Alexandra da Costa Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Viana, Maria Aparecida Pereira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carolei, Paula |
Resumo: | O Escape Room (ER) é caracterizado como um jogo baseado na “ação ao vivo”, em que uma equipe de participantes busca solucionar os desafios para “escapar” dentro do tempo limite. Desta forma, a ER possibilita uma vivência real de sensações e experiências semelhantes as proporcionadas pelos jogos digitais. Sua estrutura proporciona interação e colaboração entre jogadores, isso fez com que o jogo despertasse o interesse de instituições educacionais e pesquisadores, uma vez que foi identificado um potencial educacional, assim surgindo a Educational Escape Room (EER). EER é um jogo que busca proporcionar uma experiência de aprendizagem colaborativa e divertida, em que o estudante está imerso em um ambiente baseado em temáticas de ficção, simulação ou situações do cotidiano, favorecendo os processos de aprendizagem, uma vez que possui aspectos do Digital Game-Based Learning (DGBL); aprendizagem imersiva; aprendizagem experiencial e aprendizagem colaborativa. O processo de planejamento, desenvolvimento e avaliação da EER abrange diferentes grupos de competências como: pedagógicas, digitais, relacionadas a DGBL e sociais. No cenário científico, foi identificado há não existência de ferramentas de autoavaliação validadas capazes de aferir e disponibilizar devolutivas com direcionamento referente às competências docentes em EER. Contudo, a pergunta norteadora foi: as variáveis formação profissional do docente, tempo de atuação na educação e nível de atuação do docente na educação apresentam correlações (positivas ou negativas) quando comparadas com os grupos competências docentes em EER? A hipótese defendida é: as variáveis formação profissional do docente, tempo de atuação na educação e nível de atuação do docente na educação apresentam correlações (positivas) quando comparadas com os grupos competências docentes em EER. O objetivo desta pesquisa foi: desenvolver uma ferramenta de aferição de competências docentes para Educational Escape Room. Participaram da pesquisa 82 docentes. A pesquisa é de caráter quantitativo e segue as diretrizes da abordagem Design Science Research. Sobre a validação da ferramenta, foi aplicada a análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória. Também foi utilizado o teste de normalidade de Shapiro-Wilk para se constatar normalidade na distribuição dos dados. Foi identificado a não normalidade dos dados, assim se justifica a escolha do teste de Kruskal-Wallis e utilização do teste de correlação de Spearman. Foi feita a análise exploratória dos dados e análise estatística descritiva utilizando-se de medidas de tendência central (mediana), bem como o uso de frequências absolutas e relativas que foram realizados por meio do software estatístico JAMOVI® versão 2.3.24. Os dados foram apresentados por meio de tabelas, gráficos de densidade e gráficos do tipo box plot. Houve a existência de correlação positiva entre o tempo de atuação do docente na educação com o grupo de competências pedagógicas (r = 0.309). Também houve correlação positiva entre alguns grupos de competências como: competências digitais e competências pedagógicas (r = 0.529), competências da DGBL com competências pedagógicas (r = 0.494) e competências digitais (r = 0.643) e, competências sociais com competências digitais (r – 0.360) e competências da DGBL (r = 0.531). As variáveis nível de atuação na educação e área de formação não apresentaram correlações quando comparadas com os grupos de competências. |
Abstract: | The Escape Room (ER) is characterized as a game based on "live action", in which a team of participants seeks to solve challenges to "escape" within the time limit. In this way, ER enables the real-life experience of sensations and experiences like those provided by digital games. Its structure provides interaction and collaboration among players, and this made the game arouse the interest of educational institutions and researchers, since an educational potential was identified, thus emerging the Educational Escape Room (EER). It is a game that seeks to provide a collaborative and fun learning experience, in which the student is immersed in an environment based on fictional themes, simulation, or everyday situations, favoring the learning processes, since it has aspects of Digital Game-Based Learning (DGBL); immersive learning; experiential learning, and collaborative learning. The process of planning, developing, and evaluating EER covers different groups of competencies such as: pedagogical, digital, DGBLrelated, and social. In the scientific scenario, it was identified that there are no validated selfassessment tools capable of measuring and providing feedback on teacher competencies in EER. However, the guiding question was: do the variables teachers' professional training, length of time working in education and teachers' level of performance in education present correlations (positive or negative) when compared with the groups of teaching competencies in EER? The hypothesis defended is: the variables professional qualification of the teacher, length of time working in education and level of teacher performance in education present (positive) correlations when compared with the groups teaching competencies in EER. The objective of this research was: to develop a tool to assess teaching competencies for Educational Escape Room. A total of 82 teachers participated in the research. The research is quantitative and follows the guidelines of the Design Science Research approach. Regarding the validation of the tool, exploratory factor analysis and confirmatory factor analysis were applied. The ShapiroWilk normality test was also used to verify normality in the data distribution. Non-normality of the data was identified, thus justifying the choice of the Kruskal-Wallis test and the use of Spearman's correlation test. Exploratory data analysis and descriptive statistical analysis was performed using measures of central tendency (median), as well as the use of absolute and relative frequencies that were performed using the statistical software JAMOVI® version 2.3.24. The data were presented using tables, density graphs and box plot type graphs. There was a positive correlation between the length of time a teacher has worked in education and the group of pedagogical competencies (r = 0.309). There was also a positive correlation between some groups of competences such as: digital competences and pedagogical competences (r = 0.529), DGBL competences with pedagogical competences (r = 0.494) and digital competences (r = 0.643) and, social competences with digital competences (r - 0.360) and DGBL competences (r = 0.531). The variables level of performance in education and area of training showed no correlations when compared with the competency groups. |
Palavras-chave: | Escape Room – Estratégia de ensino Autoavaliação Competência docente Prática docente Tecnologia digital Self-Assessment Teaching competence Teaching practice Digital technology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Emerson Michael Pereira da. Autoavaliação docente para o planejamento, desenvolvimento e avaliação da Educacional Escape Room. 2024. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13064 |
Data do documento: | 13-jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Autoavaliação docente para o planejamento, desenvolvimento e avaliação da Educacional Escape Room.pdf | 6.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.