00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IGDEMA
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Tipo: Dissertação
Título: A geografia romanesca de Lêdo Ivo e a paisagem da cidade emanada dos maceiós
Título(s) alternativo(s): Lêdo Ivo’s romanesque geography and the city’s landscape emanating from maceiós
Autor(es): Almeida, Robson dos Santos
Primeiro Orientador: Carvalho, Antonio Alfredo Teles de
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Cícero Péricles de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Auxiliadora da
Resumo: Lêdo Ivo foi um devoto à paisagem, em especial a de sua terra natal, Maceió, por quem nutria um sentimento de enraizamento, algo que fez questão de deixar explícito em sua literatura. A capital alagoana esteve frequentemente presente nos devaneios poéticos do escritor, onde recordava as imagens da infância e da adolescência, período em que viveu na cidade que surgira dos maceiós, cheia de nomes de água. Esse processo de reencontro com uma geografia afetiva fez com que a sua obra fosse marcada por um expressivo conhecimento da paisagem do seu lugar de berço, um saber que é fruto da própria vivência no ecúmeno. Dessa forma, essa dissertação analisa a paisagem da cidade de Maceió na prosa com narrativa longa de Lêdo Ivo, especialmente Ninho de cobras e Confissões de um poeta, contemplando um mosaico vívido em cores, gestos, cheiros, sons e metáforas que entregam a personalidade da cidade na primeira metade do século XX. Seguindo os princípios de uma geografia humanística cultural, vertente da ciência do espaço que reconhece o saber dos discursos e das artes como detentores de um material geográfico carregado de significativos, a paisagem maceioense das páginas ledianas foi hermeneuticamente apreciada não apenas como uma representação do real, mas como um território construído e um espaço de experiências sensíveis. Logo, a paisagem, a cidade e o romance são passíveis de leituras e, nesse sentido, a obra de Lêdo Ivo é como um passeio guiado pelas ruas de Maceió, descrevendo o cotidiano, as experiências polissensoriais e as tensões sociais que são marcantes na cidade. Assim, ele, que cunhou para sua terra epítetos célebres como “cidade peninsular”, para além da contribuição à retórica da paisagem maceioense, legou às gerações um inventário das formas construídas por um povo e um testemunho do espaço vivido, criando uma coleção de personagens que representam bem a sociedade de Maceió, com suas múltiplas formas de ser e estar nessa paisagem, que é sombria em alguns momentos, mas que não deixa de ser poética.
Abstract: Lêdo Ivo was a devotee of landscape, especially that of your homeland, Maceió, for whom he harbored a sense of rootedness, something that he made a point of making explicit in his literature. The capital of Alagoas was frequently present in the poetic daydreams of the writer, where he remembered the images of childhood and adolescence, period in which he lived in the city that had emerged from the maceiós, full of names of water. This process of reencountering an affective geography meant that his work was marked by an expressive knowledge of the landscape of his birthplace, a knowledge that is the result of one's own experience in the ecumene. Thus, this dissertation analyzes the landscape of the city of Maceió in prose with a long narrative by Lêdo Ivo, especially Ninho de cobras and Confissões de um poeta, contemplating a vivid mosaic of colors, gestures, smells, sounds and metaphors that convey the personality of the city in the first half of the 20th century. Following the principles of a cultural humanistic geography, strand of space science that recognizes the knowledge of discourses and the arts as holders of a geographical material laden with significant, The Maceio’s landscape of the Ledian pages was hermeneutically appreciated not only as a representation of the real, but as a constructed territory and a space of sensitive experiences. Therefore, the landscape, the city and the novel can be read and, in this sense, the work of Lêdo Ivo is like a guided tour through the streets of Maceió, describing the daily life, the polysensory experiences and the social tensions that are striking in the city. Thus, he, who coined famous epithets for his land such as “peninsular city”, in addition to contributing to the rhetoric of the Maceio landscape, bequeathed to generations an inventory of the forms built by a people and a testimony of the lived space, creating a collection of characters that represent the society of Maceió well, with its multiple ways of being and being in this landscape, which is somber at times, but which is nonetheless poetic.
Palavras-chave: Ivo, Lêdo, 1924-2012
Paisagem – Maceió (AL)
Geoliteratura
Landscape - Maceió (AL)
Geoliterature
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: ALMEIDA, Robson dos Santos. A geografia romanesca de Lêdo Ivo e a paisagem da cidade emanada dos maceiós. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13053
Data do documento: 31-ago-2023
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