00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silveira, Marilia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3589257933308427pt_BR
dc.contributor.referee1Luczinski, Giovana Fagundes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3133830465182069pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0539797377298563pt_BR
dc.creatorGomes, Karla Karolyne Viana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3431057944513100pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-19T21:51:16Z-
dc.date.available2024-01-05-
dc.date.available2024-02-19T21:51:16Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.identifier.citationGOMES, Karla Karolyne Viana. Da sala de hemodiálise para a sala de aula: sobre o que transborda. 2024. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13050-
dc.description.abstractThis research starts from my experiences with people with chronic kidney disease, in the field of hospital psychology, clinical psychology and the overflows in teaching in a Psychology course. The text is built with stories rescued from memory, told by experts, that is, those who live their relationships with CKD, constituting material for reflection and a way of producing knowledge: methododialize. The methodological path allowed us to “break” into parts and the theories helped us to filter and reframe the stories. For it to work as a methodology, it is important that methododialize is continuous and happens as a way of filtering theories and their application to transform them, thus inspiring good practices in psychology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInsuficiência renal crônicapt_BR
dc.subjectPsicologia clínicapt_BR
dc.subjectTerapia cognitivo comportamentalpt_BR
dc.subjectTerapia do esquemapt_BR
dc.subjectChronic renal insufficiencypt_BR
dc.subjectClinical psychologypt_BR
dc.subjectCognitive Behavioral Therapypt_BR
dc.subjectSchema therapypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleDa sala de hemodiálise para a sala de aula: sobre o que transbordapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa parte de minhas vivências com pessoas com Doença Renal Crônica, no campo da psicologia hospitalar, da psicologia clínica e os desbordamentos na docência em um curso de Psicologia. O texto é construído com as histórias resgatadas da memória, contadas pelos experts, ou seja, aqueles que vivem suas relações com a DRC, constituindo material para reflexões e de um modo de produzir conhecimento: o metododializar. O percurso metodológico nos permitiu uma “quebra” em partes e as teorias nos ajudaram a filtrar e ressignificar as histórias. Para que funcione enquanto metodologia é importante que o metododializar seja contínuo e aconteça como uma forma de filtrar as teorias e a aplicação delas para transformá-las, inspirando, assim, boas práticas no fazer da psicologia.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Da sala de hemodiálise para a sala de aula_sobre o que transborda.pdfDa sala de hemodiálise para a sala de aula: sobre o que transborda523.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.