00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cardoso, Silvia Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8742458765678524pt_BR
dc.contributor.referee1Albuquerque, Samuel Silva de-
dc.contributor.referee2Paula, Francine Santos de-
dc.creatorSantos, Crislania dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0975413802227721pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-01T22:44:08Z-
dc.date.available2023-12-18-
dc.date.available2024-02-01T22:44:08Z-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Crislania dos. Química e tecnologia: elaboração de um material didático com a temática medicamentos avaliados para o tratamento da Covid19 e uso do software ArgusLab. 2023. 59 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12970-
dc.description.abstractContextualization in the teaching of natural sciences, in a Science/Technology/Society/Environment (STSE) has been defended by official guidelines, educators and researchers as a guiding tool for an education that seeks citizenship and a significant learning received for literacy scientific in chemistry teaching. At this point, the educational product (EP) designed is intended to equip high school teachers to exercise their profession. The proposed material foresees a systematized and organized content in order to help the teacher in the classroom with regard to arousing the students' interest for a current theme and present in the daily life of all of us through the investigation. The material was divided into two main parts: a basic guide for using the ArgusLab software and suggestions for experiments that can be performed using the software. In addition, so that we could compare and evaluate this EP in relation to others, criteria were proposed that take into account the form of presentation and approach to the theme, as well as the presence of investigative activities. In this context, although it was not possible to evaluate the material by a group of teachers due to the social isolation imposed by the COVID-19 pandemic, we believe that based on the listed criteria and by comparison with other similar materials available in the literature, a material potentially interesting and significant was produced during this stage of my training at PROFQUI-UFAL.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUIpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímica – Alfabetização científicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectManual ArgusLabpt_BR
dc.subjectCoronavírus – Covid-19pt_BR
dc.subjectChemistry – Scientific Literacypt_BR
dc.subjectApprenticeshippt_BR
dc.subjectArgusLab Handbookpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleQuímica e tecnologia: elaboração de um material didático com a temática medicamentos avaliados para o tratamento da Covid-19 e uso do software ArgusLabpt_BR
dc.title.alternativeChemistry and technology: elaboration of instructional materials with the theme drugs evaluated for the treatment of Covid-19 and use of the ArgusLab softwarept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA contextualização no ensino de ciências da natureza, em uma perspectiva Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente (CTSA) vem sendo defendida por orientações oficiais, educadores e pesquisadores como ferramenta norteadora para uma educação que busque a cidadania e uma aprendizagem significativa voltada para a alfabetização científica no ensino de química. Nesse ponto, o produto educacional (PE) elaborado destina-se a instrumentalização do professor do ensino médio para o exercício da sua profissão. O material proposto prevê um conteúdo sistematizado e organizado de modo a auxiliar o professor em sala de aula no que diz respeito a despertar o interesse dos estudantes para um tema atual e presente no cotidiano de todos nós através da investigação. O material foi dividido em duas partes principais: um guia básico de utilização do software ArgusLab e sugestões de experimentos que podem ser realizados com o uso do software. Além disso, para que pudéssemos comparar e avaliar esse PE em relação aos outros, foram propostos critérios que levam em consideração a forma de apresentação e abordagem do tema, bem como a presença de atividades investigativas. Nesse contexto, muito embora não tenha sido possível a avaliação do material por um conjunto de professores em função do isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, acreditamos que com base nos critérios elencados e por comparação com outros materiais semelhantes disponíveis na literatura um material potencialmente interessante e significativo tenha sido produzido durante essa etapa da minha formação no PROFQUI-UFAL.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.