00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Juliana Roberta Theodoro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7084405149962799pt_BR
dc.contributor.referee2Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.creatorSantos, Késsia Tatiane Rodrigues dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9966830110528671pt_BR
dc.date.accessioned2024-02-01T15:01:57Z-
dc.date.available2024-02-01-
dc.date.available2024-02-01T15:01:57Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Késsia Tatiane Rodrigues dos. Coordenando: aprendizagem baseada na interdisciplinaridade entre matemática e geografia. 2024. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12962-
dc.description.abstractNão tem abstract.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectPlano cartesianopt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectUniversity extensionpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectGeographypt_BR
dc.subjectCartesian planpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleCoordenando: aprendizagem baseada na interdisciplinaridade entre matemática e geografiapt_BR
dc.title.alternativeCoordenando: learning based on interdisciplinarity between mathematics and geographypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o intuito de apresentar o processo de criação, adaptação, aplicação e resultados da atividade “Coordenando: resolvendo desafios através de coordenadas”, elaborada pelo projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) “Sem mais nem menos”, a qual foi aplicada para estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, tendo o acompanhamento de seus professores. O projeto de extensão tem o objetivo de mostrar a Matemática fora do contexto da própria disciplina e, devido à pandemia da Covid-19, as atividades do projeto, que eram elaboradas e aplicadas nas escolas de forma presencial, tiveram que ser adaptadas e consequentemente modificadas para a aplicação de forma remota por meio de lives no Instagram do projeto. A atividade original foi elaborada pelo projeto em 2019 e necessitou de algumas mudanças para sua aplicação on-line, que ocorreu em 2020 com a participação de estudantes e professores de vários estados do país. Nela é abordado o conteúdo de coordenadas cartesianas no contexto da cartografia através da resolução de desafios usando coordenadas que levam a estados brasileiros.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Coordenando: aprendizagem baseada na interdisciplinaridade entre matemática e geografia.pdf4.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.