00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os herdeiros do capital institucionalizado em Alagoas: uma análise bourdieusianna a partir do ENEM de 2022
Título(s) alternativo(s): The heirs of institutionalized capital in Alagoas: a bourdieusian analysis from the 2022 ENEM
Autor(es): Coimbra, David Tyrone Santos
Primeiro Orientador: Bodart, Cristiano das Neves
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Welkson Pires da
metadata.dc.contributor.referee2: Feijó, Fernanda
Resumo: O presente artigo utiliza a análise de correspondências múltiplas, um método estatístico frequentemente empregado por Bourdieu como extensão da análise sociológica, para investigar as relações entre capitais culturais e econômicos e os índices de desempenho dos participantes do ENEM de 2022. O objetivo é compreender em que medida esse exame contribui para a ascensão social das classes menos privilegiadas por meio do acesso ao ensino superior, ou se apenas reproduz as desigualdades sociais existentes no Estado de Alagoas. Os resultados obtidos revelam uma condição de reprodução das desigualdades ao acesso ao capital institucionalizado (boa nota no exame) que permite o acesso ao ensino superior e que uma política de acesso ao capital cultural institucionalizado deve abranger não apenas programas de acesso ao capital cultural objetivado, como uma escola de qualidade, mas também alcançar os pais dos estudantes. É necessário que os pais tenham condições e predisposições iguais para cultivar um ethos (conatus, de acordo com Bourdieu) em seus filhos, estimulando-os a buscar o acesso à universidade e à ascensão social. Isso ocorre porque há uma relação entre os perfis socioculturais dos pais e o desempenho dos estudantes, assim como entre residir em áreas urbanas mais densas e obter melhores notas. A pesquisa revela a necessidade de intervenções abrangentes que envolvam não apenas a escola, mas também a família e o ambiente social dos estudantes, a fim de combater as desigualdades sociais e promover uma maior mobilidade social.
Abstract: This article employs multiple correspondence analysis, a statistical method frequently used by Bourdieu as an extension of sociological analysis, to investigate the relationships between cultural and economic capitals and the performance indices of participants in the 2022 ENEM (National High School Examination). The objective is to understand the extent to which this examination contributes to the social mobility of less privileged classes through access to higher education or merely reproduces existing social inequalities in the state of Alagoas. The results reveal a condition of reproducing inequalities in access to institutionalized capital (high scores on the examination) that enables access to higher education. Additionally, a policy promoting access to institutionalized cultural capital should not only include programs for access to objectified cultural capital, such as quality schools, but also engage with the parents of students. It is necessary for parents to have equal conditions and predispositions to cultivate an ethos (conatus, according to Bourdieu) in their children, encouraging them to pursue university education and social mobility. This is because there is a relationship between the socio-cultural profiles of parents and student performance, as well as between residing in denser urban areas and achieving better grades. The research reveals the need for comprehensive interventions that involve not only schools but also families and the social environment of students in order to combat social inequalities and promote greater social mobility.
Palavras-chave: Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Capital cultural
Reprodução social
Ensino superior - Alagoas
National High School Examination (Brazil)
Social reproduction
Higher education - Alagoas
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais - Licenciatura
Citação: COIMBRA, David Tyrone Santos. Os herdeiros do capital institucionalizado em Alagoas: uma análise bourdieusianna a partir do ENEM de 2022. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12959
Data do documento: 22-mai-2023
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