Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12928
Tipo: | Tese |
Título: | Ensino remoto emergencial (ERE) e precarização do trabalho docente no ensino superior público de Maceió/AL durante o período pandêmico (2020 – 2022) |
Autor(es): | Barros, Rafael André de |
Primeiro Orientador: | Prado, Edna Cristina do |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lira, Jailton de Souza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Palmeira, Lana Lisiêr de Lima |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Maria de Fátima Matos de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Wyszomirska, Rozângela Maria de Almeida Fernandes |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo analisar como as instituições de ensino superior públicas na cidade de Maceió/Al se apropriaram do Ensino Remoto Emergencial (ERE) enquanto modalidade emergencial e provisória de ensino criada por meio do conjunto de documentos formado pelas Portarias MEC n.º 343/2020, n.º 345/2020, n.º 395/2020, n.º 473/2020 e n.º 544/2020 vigentes durante o período de emergência em saúde pública oriunda da pandemia do Novo Coronavírus (2020 – 2022) na sua relação com o processo de precarização do trabalho docente. Seu recorte temporal compreende o período entre 2020, ano de publicação da portaria de substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais e 2022, ocasião do fim do estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). Para a consumação desta pesquisa adotouse como opção teórico-metodológica uma abordagem qualitativa, por meio de revisão de literatura e documental e análise crítica das fontes. Para a organização dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), a partir das categorias analíticas I) precarização do trabalho docente; II) Uberização do trabalho docente: fusão espaço-tempo doméstico e profissional. A análise documental ocorreu em meio digital, sobretudo por meio das publicações divulgadas nas páginas digitais dos Conselhos Superiores Universitários das respectivas instituições públicas de ensino superior na Cidade de Maceió/AL durante o estado de emergência em saúde pública. Tendo como referencial teórico Marx (2017, 1971, 1987), Bardin (2011), Mészáros (2002; 2004; 2005; 2006; 2008), Silva (2019), Rodrigues e Freitas (2017) a tese aqui defendida parte do pressuposto de que, durante o período pandêmico (2020-2022), a introdução do Ensino Remoto Emergencial, enquanto modalidade de ensino provisória aplicada em substituição à modalidade de ensino e aprendizagem presencial, desvelou e aprofundou os processos de precarização do trabalho docente no ensino superior. Os resultados mostraram que aquelas IES que não tinham alguma expertise com EAD e/ou com uso de TDIC, nos variados processos de ensino e aprendizagem, tiveram bastante dificuldade em desenvolver suas regulamentações. Mostraram, ainda, que em um contexto macroeconômico, o capital, em crise cíclica, buscava meios de reestruturação para sua manutenção por meio de suas organizações; a legislação que proporcionou a continuidade das atividades na educação superior teve como grande o interessado o mercado educacional; houve omissão do órgão do Governo Federal, o MEC, enquanto responsável pela elaboração e execução de políticas educacionais, em regulamentar as bases qualitativas do ERE, bem como em supervisionar sua execução; as instituições receberam toda a responsabilidade pelo planejamento e execução do ERE. Cada IES criou seu padrão de ERE, semelhantes em algumas características, inclusive na potencialização do trabalho precarizado. As considerações finais apontaram para a necessidade de apoio e formação docente para desenvolvimento de competências digitais; possibilidade da substituição do espaço físico da IES pelo trabalho em home office. As condições postas para que os docentes pudessem operacionalizar o ERE foram insuficientes e podem ter criado precedentes para a precarização da classe docente. O ERE criou parâmetros para a consolidação da educação plataformizada, cuja função efetiva do professor, que outrora era formadora, foi reduzida a de um professor tutor e produtor de material didático digital. Por outro lado, a função de professor formador cada vez mais é atribuída à inteligência artificial integrada aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e os conteúdos são desenvolvidos por programadores, profissionais de publicidade, marketing e propaganda, designers instrucionais, web designers, designers de áudio, vídeo, texto e imagem, sendo, portanto, uma forma autossustentável, do ponto de vista econômico, de fazer educação superior que atenda aos interesses dos grandes grupos de educação superior. |
Abstract: | This thesis aims to analyze how public higher education institutions in the city of Maceió/Al have appropriated Emergency Remote Teaching (ERT) as an emergency and provisional teaching modality created through the set of documents formed by Ordinances Ministry of Education n.º 343 /2020, n.º 345/2020, n.º 395/2020, n.º 473/2020 and n.º 544/2020 in force during the public health emergency period arising from the New Coronavirus pandemic (2020 – 2022) in its relationship with the process of precariousness of teaching work. Its time frame comprises the period between 2020, year of publication of the ordinance replacing face-to-face classes with classes in digital media, and 2022, occasion of the end of the State of Emergency in Public Health of National Importance (SEPHNI). For the consummation of this research, a qualitative approach was adopted as a theoretical-methodological option, through literature and document review and critical analysis of the sources. To organize the data, Bardin Content Analysis (2011) was used, based on the analytical categories I) precariousness of teaching work; II) Uberization of teaching work: fusion of domestic and professional space-time. Document analysis took place in digital media, especially through publications published on the digital pages of the Superior University Councils of the respective public institutions of higher education in the City of Maceió/AL during the state of emergency in public health. Having as theoretical reference Marx (2017, 1971, 1987), Bardin (2011), Mészáros (2002; 2004; 2005; 2006; 2008), Silva (2019), Rodrigues and Freitas (2017) the thesis defended here is based on the assumption that, during the pandemic period (2020-2022), the introduction of Emergency Remote Teaching, as a provisional teaching modality applied to replace the face-to-face teaching and learning modality, unveiled and deepened the processes precariousness of teaching work in higher education. The results showed that those universities that did not have some expertise with distance learning and/or with the use of digital technologies, in the various teaching and learning processes, had great difficulty in developing their regulations. They also showed that in a macroeconomic context, capital, in a cyclical crisis, sought means of restructuring for its maintenance through its organizations; the legislation that provided the continuity of activities in higher education had the educational market as a major stakeholder; there was an omission by the Federal Government agency, the Ministry of Education, as responsible for the elaboration and execution of educational policies, in regulating the qualitative bases of the ERT, as well as in supervising its execution; institutions were given full responsibility for planning and executing the ERT. Each university created its ERT standard, similar in some characteristics, including the potentialization of precarious work. The final considerations pointed to the need for support and teacher training for the development of digital skills; possibility of replacing the physical space of the University with working from home office. The conditions put in place so that teachers could operationalize the ERT were insufficient and may have created precedents for the precariousness of the teaching class, especially in private education. The ERT created parameters for the consolidation of platformbased education, whose effective function of the teacher, who was formerly a trainer, was reduced to that of a tutor teacher and producer of digital didactic material. On the other hand, the role of teacher trainer is increasingly attributed to artificial intelligence integrated into Virtual Learning Environments and the contents are developed by programmers, publicity, marketing and publicity professionals, instructional designers, web designers, audio and video designers, text and image, therefore, it is a self-sustainable way, from an economic point of view, of providing higher education that meets the interests of large higher education groups. |
Palavras-chave: | Ensino público superior Ensino remoto emergencial Trabalho docente – Precarização Covid-19, Pandemia da, 2020 SARS-CoV-2 virus pandemic Emergency remote teaching Higher Public Education Precariousness of Teaching Work Pandemia del virus SARS-CoV-2 Enseñanza remota de emergencia Educación pública superior Precariedad del trabajo docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BARROS, Rafael André de. Ensino remoto emergencial (ERE) e precarização do trabalho docente no ensino superior público de Maceió/AL durante o período pandêmico (2020 – 2022). 2024. 259 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12928 |
Data do documento: | 30-ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino remoto emergencial (ERE) e precarização do trabalho docente no ensino superior público de Maceió-AL durante o período pandêmico (2020 – 2022).pdf | 3.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.