00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Antonio Albuquerque de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7344135285199504pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Mônica Araújo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1947067470970256pt_BR
dc.creatorAlencar, Roberta Cavalcante de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6275742433188576pt_BR
dc.date.accessioned2024-01-25T13:13:37Z-
dc.date.available2024-01-25-
dc.date.available2024-01-25T13:13:37Z-
dc.date.issued2023-01-23-
dc.identifier.citationALENCAR, Roberta Cavalcante de. Sequência didática no ensino da termoquímica com a abordagem temática energia dos alimentos. 2024. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12913-
dc.description.abstractOne of the greatest difficultiesfor teachersin the area of Chemistry and also for students is to be able to relate the contents of this discipline with everyday life, since expanding the range of educational resources, with the use of contextualization, the assimilation of chemical concepts will take place more assertively, thus improving performance in the teaching-learning process. In order to bring chemical concepts closer to the students' experience for the Thermochemistry content, we used a Didactic Sequence, using the theme “Food Energy” as Generating Theme. This sequence was applied in two public schools in the State of Alagoas, by two teachers, both classes having an average of 50 students enrolled, however, a small part of these students did not attend school, thus being considered as dropouts. At the initial moment of DS, a questionnaire was applied as a diagnostic evaluation; during the sequence, the students were exposed to videos of experiments, text associated with the theme and activities such as the analysis of food labels, as an attraction for improving student engagement and participation, and at the end of the sequence process, a summative evaluation was applied , in order to carry out a comparative analysis of the notes at the beginning and at the end of the sequence, with satisfactory results, showing a percentage evolution of 21.83% for E. E. Claudizete Eleutério and 54.77% for E. E. Clóvis Duarte, demonstrating through these that the use of the didactic sequence contributed to the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUIpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectTermoquímicapt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidactic Sequencept_BR
dc.subjectThermochemistrypt_BR
dc.subjectEnergypt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleSequência didática no ensino da termoquímica com a abordagem temática energia dos alimentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoUma das maiores dificuldades para os professores da área de Química e também para os alunos,é conseguir fazer relação dos conteúdos dessa disciplina com o cotidiano, uma vez que ampliando o leque de recursos educacionais, com o uso da contextualização, a assimilação dos conceitos químicos se dará de forma mais assertiva, melhorando assim, o desempenho no processo de ensino-aprendizagem. Com o intuito de aproximar conceitos químicos com a vivência dos alunos para o conteúdo de Termoquímica, usamos uma Sequência Didática, utilizando como Tema Gerador a temática “Energia dos Alimentos”. Tal sequência foi aplicada em duas Escolas públicas do Estado de Alagoas, por duas professoras, ambas as turmas apresentando em média com 50 alunos matriculados, porém, uma parte pequena desses alunos não frequentavam a escola, sendo considerados assim como desistentes. No momento inicial da SD, foi aplicado um questionário, como avaliação diagnóstica; durante a sequência os alunos foram expostos a vídeos de experimentos, texto associado ao tema e atividades como a análise de rótulos de alimentos, como atrativo para melhoria no engajamento e participação dos alunos, e no final do processo da sequência, foi aplicada uma avaliação somativa, para assim fazer a análise comparativa das notas no início e no final da sequência, com resultados satisfatórios, apresentando evolução em porcentagem de 21,83% para E. E. Claudizete Eleutério e 54, 77% para E. E. Clóvis Duarte, demonstrando através desses que o uso da sequência didática contribuiu no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.