Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12902| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | O coordenador pedagógico no cotidiano escolar e na articulação escola família | 
| Autor(es): | Melo, Josefa Givaneide Silva | 
| Primeiro Orientador: | Oliveira, Irailde Correia de Souza | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Abdizia Maria Alves | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Viana , Maria Aparecida Pereira | 
| Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender a função e ação do coordenador pedagógico na escola e na articulação escola-família. A prática educacional aponta para uma indefinição ou pouca visibilidade do trabalho desses profissionais na escola, o que permite indagar quais são ou devam ser suas atribuições no cotidiano escolar e sua ação na articulação com as famílias que possibilite melhor desenvolvimento e formação dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática, utilizando como procedimentos metodológicos levantamento e seleção de treze títulos de estudos e pesquisas, cujos critérios de escolha se delimitaram à relevância do tema, à credibilidade das fontes, à atualização de informações e à acessibilidade do conteúdo, em livros, sites acadêmicos, como: Anped, Google Acadêmico, Scielo e Anpae que contribuam para uma melhor compreensão acerca do trabalho, da função do coordenador pedagógico na escola e sua ação junto às famílias. A leitura e análise de diversos autores possibilitaram um conhecimento mais aprofundado sobre o tema em questão, uma compreensão clara do papel do coordenador pedagógico na escola, bem como da sua atuação junto às famílias, de modo a favorecer a construção de uma educação de qualidade social. O estudo destaca o papel do coordenador pedagógico no interior da escola e na relação escola-família, enfatizando sua função como articulador e agente transformador na escola, visando o desenvolvimento pleno dos estudantes. | 
| Palavras-chave: | Coordenador pedagógico Prática pedagógica Escola Família | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciatura | 
| Citação: | MELO, Josefa Givaneide Silva. O coordenador pedagógico no cotidiano escolar e na articulação escola família. 23 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12902 | 
| Data do documento: | 18-out-2023 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O coordenador pedagógico no cotidiano escolar e na articulação escola - família.pdf | 459.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

