Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12893
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O fim cantado: amor e leveza em uma canção de Rita Lee |
Título(s) alternativo(s): | The sung end: love and lightness in a song by Rita Lee |
Autor(es): | Silva, Aline Wivian Santos |
Primeiro Orientador: | Silva, Susana Souto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Eliana Kefalás |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Isabel Muniz |
Resumo: | Pensar o amor como uma crença, isto é, algo não-natural, nos faz refletir sobre o percurso desse sentimento, construído cultural, social e historicamente, há muito tempo. As pessoas desejam o amor em suas vidas porque foram induzidas a acreditar que só serão felizes por completo quando alcançarem esse sentimento, que está constituído como algo complexo em nossa sociedade, de modo que não podemos negar a importância do amor, em nosso mundo, nem tampouco suas ações, visto que, para o ser humano, a realização desse sentimento representa uma enorme satisfação pessoal, ao mesmo passo que também pode ser a causa de grande tristeza. Partindo disso, este trabalho tem como foco a análise da canção “A Favorita”,do álbum Balacobaco (2003), de Rita Lee, através da análise dessa canção narrativa a partir da reflexão acerca das relações entre o ato de amar e os efeitos que essa ação pode resultar. O objetivo desta pesquisa é identificar de qual forma se dá a construção da eu lírica em canções que abordam o amor, recusando-se a seguir a tradição da “coita do amor cortês”, ou seja, do amor como experiência marcada pelo sofrimento. O estudo tem como fundamento teórico-metodológico teorias literárias que investigam o assunto em questão, assim como a biografia da cantora (TRANCREDI, s.d.); bem como teóricos que estudam o amor como Jurandir Freire da Costa (1998), e ainda Luiz Tatit, com o livro O cancionista, trazendo um estudo sobre a música popular brasileira. Será ainda referido o ensaio "Leveza", do livro Seis propostas para o próximo milênio, de Italo Calvino (1990). Neste ensaio, o autor discorre acerca de duas tendências na literatura: 1) uma linguagem dotada de peso; 2) uma linguagem leve, que flutua sobre as coisas como uma nuvem (1990). Este estudo tem como instrumento de análise a segunda tendência de Calvino no que se refere à temática amorosa, refletindo, sobretudo, no estilo da linguagem que Rita Lee usa para compor suas canções. Foram ainda lidas e assistidas entrevistas dadas pela cantora, disponíveis na internet. |
Abstract: | Thinking about love as a belief, that is, something unnatural, makes us reflect on the trajectory of this feeling, constructed culturally, socially and historically a long time ago. People desire love in their lives because they have been induced to believe that they would only be completely happy when they achieved this feeling, which is constituted as something complex in our society, so we cannot deny the importance of love in our world, neither do their actions, since, for human beings, the realization of this feeling represents an enormous personal satisfaction,at the same time that it can also be the cause of a great sadness. Basedon this, this workf ocuses on the analysis of the song “A Favorita”, from the album Balacobaco (2003), by Rita Lee, through the analysis of this narrative song based on the reflection of the relationships between the act of loving and the effects that this action can result. The objective of thisresearch is to identify in wich ways construction of the lyrical-voice occurs in songs that tematizes love,refusing to follow the tradition of the “courtly love thing”, that is, of love as an experience marked by suffering. This study has asits theoretical-methodological foundation literary theories that investigate the subject in question, as well as the singer's biography (TRANCREDI, n.d.); as well as theorists whostudy love such as Jurandir Freire da Costa (1998), and even Luiz Tatit, with the book O Cancionista, bringing a study on Brazilian popular music. The essay "Lightness", from the book Six proposals for the next millennium, by Italo Calvino (1990), will also be mentioned. In this essay, the author discusses two trends inliterature: 1) a language with weight; 2) a lightlanguage, which floats over things like a cloud (1990). This study uses as an instrument of analysis Calvino's second tendency regarding love themes, reflecting, above all, the style of language that Rita Lee uses to compose her songs. Interviews given by the singer, availableon the internet, were also read and watched. |
Palavras-chave: | Lee, Rita, 1947-2023 Amor Canção Leveza Lee, Rita, 1947-2023 Love Song Lightness |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Aline Wivian Santos. O fim cantado: amor e leveza em uma canção de Rita Lee. 2024. 28 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12893 |
Data do documento: | 18-out-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O fim cantado amor e leveza em uma canção de Rita Lee.pdf | 288.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.