00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Ziliane Lima de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147192340583707pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Marcos dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9337525164625790pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, José Guido Dantas Lessa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4192383877843269pt_BR
dc.creatorSilva, Valéria Monteiro da-
dc.date.accessioned2023-12-22T12:46:51Z-
dc.date.available2023-12-22-
dc.date.available2023-12-22T12:46:51Z-
dc.date.issued2023-07-04-
dc.identifier.citationSILVA, Valéria Monteiro da. Musicalização na educação infantil e BNCC: propostas e abordagens. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12864-
dc.description.abstractThis study presents the importance of the process of teaching music in early childhood. It aims to demonstrate how effective the teaching of music is from the early years of the child's life and also to emphasize that the school has a fundamental role when it implements musicalization in its curriculum, as it stimulates musical learning in its first years of life. life. The method used to investigate the information was the bibliographical research. Through research, it was found that children who are introduced to the musical environment from an early age achieve better cognitive, motor, social and emotional development, and finally, proposals are presented for work in Early Childhood Education, based on the skills proposed by the BNCC.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Música - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectMúsica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectMusicalizationpt_BR
dc.subjectMusic - Study and teachingpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Base - Brazilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.titleMusicalização na educação infantil e BNCC: propostas e abordagenspt_BR
dc.title.alternativeMusicalization in Early Childhood Education and BNCC: proposals and approachespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a importância sobre o processo do ensino da música na primeira infância. Tem como objetivo demonstrar o quanto é eficaz o ensino da música a partir dos anos iniciais da vida da criança e também enfatizar que a escola possui um papel fundamental quando implementa a musicalização em seu currículo, pois estimula o aprendizado musical logo nos seus primeiros anos de vida. O método utilizado para investigar as informações foi a pesquisa bibliográfica. Por meio da pesquisa, verificou-se que as crianças que são introduzidas no meio musical desde cedo, conseguem um melhor desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional e por fim, apresenta-se propostas para o trabalho na Educação Infantil, tendo como base as habilidades propostas pela BNCC.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Musicalização na educação infantil e BNCC: propostas e abordagens.pdf329.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.