00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Walter Matias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Roseline Vanessa Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443235764762267pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, Lindemberg Medeiros de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1427075376799452pt_BR
dc.contributor.referee3Matos, Junot Cornélio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114pt_BR
dc.creatorPeixoto, Igor Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9750724806478375pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-20T18:05:10Z-
dc.date.available2023-12-20-
dc.date.available2023-12-20T18:05:10Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Igor Sousa. Retratos em preto e branco: dinâmicas sociais no bairro da Ponta Verde e a (des)construção do cartão postal de Maceió. 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12848-
dc.description.abstractThis work deals with the waterfront of the Ponta Verde neighborhood, a section that works as a tourist shrine in Maceió. It is a scenario whose image is highly publicized, and it is almost exclusively through it that the postcard of the capital, and its current tourist identity, is built and sold within the national market. However, it is important to observe the place that exists beyond your media photographs. A showcase space for the city, the stretch becomes the scene of social confl icts, religious traditions and cultural events that Maceió holds. It is a space of multiple divisions and interventions, which is fragmented into new “pieces” based on the daily diversity of its uses and characters – characteristics whose postcard, harmonic and paradisiacal, does not support. For this reason, through interdisciplinary research, an immersion is practiced here in the historical, imagery and daily aspects of this part of the city, to obtain a deep and comprehensive look at the essence of the place, which escapes its hegemonic image disclosed and apprehends the space in all its dimensions. A look that penetrates the various layers that make up this place and thus returns an honest, fair, and real “radiography” of this important postcard.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPonta Verde - Maceió (AL)pt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectCartão postalpt_BR
dc.subjectUrbanismopt_BR
dc.subjectAntropologia visualpt_BR
dc.subjectEtnografia urbanapt_BR
dc.subjectTourismpt_BR
dc.subjectPostcardpt_BR
dc.subjectUrbanismpt_BR
dc.subjectVisual anthropologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.titleRetratos em preto e branco: dinâmicas sociais no bairro da Ponta Verde e a (des)construção do cartão postal de Maceiópt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre a orla marítima do bairro da Ponta Verde, recorte que funciona como um relicário turístico de Maceió. Trata-se de um cenário cuja imagem é extremamente divulgada, sendo quase que exclusivamente através dela que o cartão postal da capital, e sua identidade turística atual, se constrói e se vende dentro do mercado nacional. Porém, é importante observar o local que existe além das suas fotografias midiáticas. Espaço vitrine da cidade, o trecho se torna palco dos conflitos sociais, tradições religiosas e eventos culturais que Maceió carrega. É espaço de múltiplas divisões e intervenções, que se fragmenta em novos “pedaços” a partir da diversidade diária dos seus usos e personagens – características cujo cartão postal, harmônico e paradisíaco, não comporta. Por isso, através de uma pesquisa interdisciplinar, aqui é praticado uma imersão pelos aspectos históricos, imagéticos e cotidianos desse trecho da cidade, a fim de obter um olhar profundo e abrangente sobre a essência do local, que fuja de sua imagem hegemônica divulgada e apreenda o espaço em toda a sua dimensão. Olhar que adentre as várias camadas que compõem esse lugar e devolva, assim, uma “radiografia” honesta, justa e real desse importante cartão postal.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.