00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Cirlene Jeane Santos e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0895494310671478pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Viegas, Maria Ester Ferreira da Silva-
dc.contributor.referee1Almeida, Jacqueline Praxedes de-
dc.creatorSantos, Cledja dos-
dc.date.accessioned2023-12-19T22:12:46Z-
dc.date.available2023-12-06-
dc.date.available2023-12-19T22:12:46Z-
dc.date.issued2023-03-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Cledja dos. Dos PCN’S à BNCC : avanços e recuos da questão étnico-racial no ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12838-
dc.description.abstractThis work presents an analysis of the advances and setbacks of the National Curriculum Parameters (PCN) to the National Common Core Curriculum (BNCC) regarding the education of ethnic-racial relations in the teaching of school geography in the final years of elementary education. The aim of this work was to analyze the curricular contents of the PCN to BNCC, with emphasis on the curriculum policy and the law nº 10.639/2003, in order to verify whether there have been advances or setbacks in relation to the education of ethnic-racial relations in the teaching of school geography in the final years of elementary education. The research was carried out through a qualitative bibliographic analysis, based on the literature review of the guiding documents of educational curricula. The results of the analysis showed that the guiding documents of educational curricula present small spaces in the teaching of geography in the final years of elementary education, indicating an ineffectiveness in the implementation of the law on the education of ethnic-racial relations for daily classroom practice. It is concluded that there is a need for advances in the implementation of law nº 10.639/2003, so that there is greater attention to the education of ethnic-racial relations in the teaching of school geography in the final years of elementary education, in order to combat racism and promote diversity and inclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade étnico-racialpt_BR
dc.subjectGeografia (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEthnic-racial identitypt_BR
dc.subjectGeography (Elementary School)pt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleDos PCN’S à BNCC avanços e recuos da questão étnico-racial no ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise sobre os avanços e recuos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), comparando-os à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), acerca da educação das relações étnico-raciais, no ensino da geografia escolar, nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo deste trabalho foi analisar os conteúdos curriculares dos PCNs sob a perspectiva da BNCC, com ênfase nas temáticas da política curricular e a lei nº 10.639/2003, a fim de verificar se houve avanços ou retrocessos em relação à educação das relações étnico-raciais, no ensino da geografia escolar, nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada por meio de análise bibliográfica de caráter qualitativo, a partir da revisão de literatura sobre os documentos norteadores dos currículos educacionais. Os resultados da análise demonstraram que os documentos norteadores dos currículos educacionais apresentam espaços diminutos no ensino da geografia nos anos finais do fundamental, o que indica uma inoperância na prática da lei sobre a educação das relações étnico-raciais para o cotidiano dentro da sala de aula. Conclui-se que há necessidade de avanços na implementação da lei nº 10.639/2003, de forma que haja maior atenção à educação das relações étnico-raciais, no ensino da geografia escolar, nos anos finais do ensino fundamental a fim de combater o racismo e promover a diversidade, bem como a inclusão.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.