00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Elisangela Leal de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713240004237441pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3491-4292pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658721923461828pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Maria Dolores Fortes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2292-8518pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130544132802418pt_BR
dc.creatorSantos, Daniela Silva dos-
dc.creatorRodas, Lísia Vanessa da Silva-
dc.date.accessioned2023-12-19T20:28:13Z-
dc.date.available2023-12-19-
dc.date.available2023-12-19T20:28:13Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Daniela Silva dos, RODAS, Lísia Vanessa da Silva. A inclusão escolar no ensino fundamental: o planejamento docente em tempos de pandemia da COVID-19. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Matriz de Camaragibe, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12835-
dc.description.abstractThe objective of this work was to investigate how teacher planning has guaranteed the right to education for students Target Public of Special Education (PAEE) in the context of non-presential activities due to the COVID-19 Pandemic.The methodology employs bibliographic research in articles, books and legal documents related to special education, inclusive planning and curricular adjustments in pandemic contexts. And exploratory research through the observation of the process of school inclusion in classes from the early years of elementary school in a municipal public school, located in the municipality of Matriz de Camaragibe, located in the mesoregion of eastern Alagoas. The results showed that, given the weakness of inclusive education in the city, teacher planning has not guaranteed the right to learn to PAEE students in the context of remote activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlunos com deficiênciapt_BR
dc.subjectAulas remotaspt_BR
dc.subjectPlanejamento docentept_BR
dc.subjectStudents with disabilitiespt_BR
dc.subjectRemote classespt_BR
dc.subjectTeaching planningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleA inclusão escolar no ensino fundamental: o planejamento docente em tempos de pandemia da COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeSchool inclusion in elementary education: teacher planning in times of the COVID-19 pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi investigar como o planejamento docente tem garantido o direito à educação aos estudantes Público Alvo da Educação Especial (PAEE) no contexto das atividades não-presenciais em razão da Pandemia da COVID-19 no Brasil. A metodologia emprega uma pesquisa bibliográfica em artigos, livros e documentos legais relacionados à educação especial, planejamento inclusivo e adequações curriculares em contextos pandêmicos. É uma pesquisa exploratória por meio da observação do processo de inclusão escolar nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública municipal, situada no município de Matriz de Camaragibe, localizado na mesorregião do leste alagoano. Os resultados apontaram que diante da fragilidade da educação inclusiva no município, o planejamento docente não tem garantido o direito de aprender aos estudantes PAEE no contexto das atividades remotas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA ENSINO A DISTÂNCIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A inclusão escolar no ensino fundamental - o planejamento docente em tempos de pandemia da COVID-19.pdf863.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.