Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12834
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mota, Maria Danielle Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9647457248949178 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Aleilson da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Bastos, Leonora Tavares | - |
dc.creator | Santos, Crislayne Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T20:16:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-05 | - |
dc.date.available | 2023-12-19T20:16:58Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Crislayne Silva dos. Relato de experiência do estágio curricular supervisionado obrigatório no curso de licenciatura em Ciências Biológicas: narração de uma licencianda. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12834 | - |
dc.description.abstract | The Mandatory Supervised Curricular Internship (ECSO) is defined in the Pedagogical Project of the Course (PPC), where the workload is a requirement for approval and obtaining a diploma at the Federal University of Alagoas. As teaching activities returned to normal after the COVID-19 pandemic, the Supervised Internship was carried out in person during the second half of the 2022 school year. This work aims to report the experiences carried out in the Supervised Internship IV. ECSO is an experience based on the National Education Guidelines and Bases Law (nº 9394/94). Giving the opportunity to the professional in training to associate theory with teaching practice. The present work is a qualitative approach, of the experience report type, being divided into: observation, planning and conducting. The results obtained through observation provided reflections during the moments of regency on methodologies and teaching strategies used. As a teaching strategy and pedagogical intervention, an activity with alternative low-cost material was applied. Bearing in mind the aspects experienced, it is understood that the biology teacher profession goes through several challenges, the experiences described together with the reflections carried out during the Supervised Internship, can provide the student to become a good teacher. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências Biológicas - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Relato de Experiência | pt_BR |
dc.subject | Biological Sciences - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Supervised Internship | pt_BR |
dc.subject | Experience Report | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência do estágio curricular supervisionado obrigatório no curso de licenciatura em Ciências Biológicas: narração de uma licencianda | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) é definido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), onde a carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma na Universidade Federal de Alagoas. Como as atividades de ensino se normalizaram após a pandemia da COVID-19, o Estágio Supervisionado foi realizado de forma presencial durante o segundo semestre do ano letivo de 2022. Esse trabalho tem como objetivo relatar as experiências realizadas no Estágio Supervisionado IV. O ECSO é uma experiência que tem como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/94). Dando a oportunidade ao profissional em formação a ter experiências na carreira docente. O presente trabalho trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, sendo dividida em: observação, planejamento e regência. Os resultados obtidos por meio da observação proporcionaram reflexões durante os momentos de regência sobre metodologias e estratégias de ensino utilizadas. Como estratégia de ensino e intervenção pedagógica foi aplicado uma atividade com material alternativo de baixo custo. Tendo em vista tendo em vista os aspectos vivenciados, entende-se que a profissão professor de biologia passa por diversos desafios, as experiências descritas junto as reflexões realizadas ao longo do Estágio Supervisionado, podem proporcionar ao estudante a se tornar um bom professor. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relato de experiência do estágio curricular supervisionado obrigatório no curso de licenciatura em Ciências Biológicas: narração de uma licencianda.pdf | 736.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.