00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mota, Maria Danielle Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9647457248949178pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Aleilson da Silva-
dc.contributor.referee2Bastos, Leonora Tavares-
dc.creatorSantos, Crislayne Silva dos-
dc.date.accessioned2023-12-19T20:16:58Z-
dc.date.available2023-12-05-
dc.date.available2023-12-19T20:16:58Z-
dc.date.issued2023-05-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Crislayne Silva dos. Relato de experiência do estágio curricular supervisionado obrigatório no curso de licenciatura em Ciências Biológicas: narração de uma licencianda. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12834-
dc.description.abstractThe Mandatory Supervised Curricular Internship (ECSO) is defined in the Pedagogical Project of the Course (PPC), where the workload is a requirement for approval and obtaining a diploma at the Federal University of Alagoas. As teaching activities returned to normal after the COVID-19 pandemic, the Supervised Internship was carried out in person during the second half of the 2022 school year. This work aims to report the experiences carried out in the Supervised Internship IV. ECSO is an experience based on the National Education Guidelines and Bases Law (nº 9394/94). Giving the opportunity to the professional in training to associate theory with teaching practice. The present work is a qualitative approach, of the experience report type, being divided into: observation, planning and conducting. The results obtained through observation provided reflections during the moments of regency on methodologies and teaching strategies used. As a teaching strategy and pedagogical intervention, an activity with alternative low-cost material was applied. Bearing in mind the aspects experienced, it is understood that the biology teacher profession goes through several challenges, the experiences described together with the reflections carried out during the Supervised Internship, can provide the student to become a good teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Biológicas - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências Biológicas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectRelato de Experiênciapt_BR
dc.subjectBiological Sciences - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSupervised Internshippt_BR
dc.subjectExperience Reportpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleRelato de experiência do estágio curricular supervisionado obrigatório no curso de licenciatura em Ciências Biológicas: narração de uma licenciandapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) é definido no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), onde a carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma na Universidade Federal de Alagoas. Como as atividades de ensino se normalizaram após a pandemia da COVID-19, o Estágio Supervisionado foi realizado de forma presencial durante o segundo semestre do ano letivo de 2022. Esse trabalho tem como objetivo relatar as experiências realizadas no Estágio Supervisionado IV. O ECSO é uma experiência que tem como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/94). Dando a oportunidade ao profissional em formação a ter experiências na carreira docente. O presente trabalho trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, sendo dividida em: observação, planejamento e regência. Os resultados obtidos por meio da observação proporcionaram reflexões durante os momentos de regência sobre metodologias e estratégias de ensino utilizadas. Como estratégia de ensino e intervenção pedagógica foi aplicado uma atividade com material alternativo de baixo custo. Tendo em vista tendo em vista os aspectos vivenciados, entende-se que a profissão professor de biologia passa por diversos desafios, as experiências descritas junto as reflexões realizadas ao longo do Estágio Supervisionado, podem proporcionar ao estudante a se tornar um bom professor.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.