00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12833
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Uchôa, Sílvia Beatriz Beger-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2912504494560823pt_BR
dc.contributor.referee1Meirelles, Eduardo-
dc.contributor.referee2Leite, Sandra Nunes-
dc.creatorSoletti, Ana Luísa Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6047226265324030pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T19:12:00Z-
dc.date.available2023-12-06-
dc.date.available2023-12-19T19:12:00Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationSOLETTI, Ana Luísa Carvalho. Criação da identidade visual do NIT/UFAL por uma perspectiva da narrativa visual. 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) - Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12833-
dc.description.abstractThe Technological Innovation Centers (NITs) were created aiming at the interaction between the Institution of Science and Technology (ICT), in which is associated, with the business and government environment, aiming at technology transfer, acting as an interlocutor, working besides the productive sector. As a way of disseminating research with technological applications, already duly registered with the INPI, websites have been developed by the institutions themselves, known as technological showcases, as a way of bringing university/company closer together. Using a design project methodology and analyzing more than 100 innovation centers in the country, it was observed that an important tool is the creation of a visual identity. The development of the visual identity, linked to the technological showcase, allows for greater visibility and dissemination of the technologies generated in public institutions. Despite the institutions' concern with the originality of the visual identity of the NITs, approximately 60% did not request protection from the INPI, including the UFAL, although one of the goals of the NIT is the protection of intellectual property. The purpose of this work was to create the brand, the importance of its use for the NIT, and its registration, for the protection of intellectual property, was also discussed. The following tasks were carried out: search for the marks of the Science and Technology Institutions and the existence or not of registration with the INPI; survey among UFAL passers-by to verify knowledge of the existence of the NIT and its activity; survey of the UFAL brand manual, aiming to maintain an identity that does not conflict with the institution's brand manual; search for cultural and historical symbols to represent the city of Maceió; and, a bibliographic search focused on innovation, NITs, and brand design. Based on this study, an visual identity was created for NIT/UFAL, which reflects the core values of innovation and its mission, linked to the characteristics of Alagoas culture.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNITpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas. Núcleo de Inovação Tecnológicapt_BR
dc.subjectNúcleo de Inovação Tecnológica - Identidade visualpt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.subjectMarca registrada (Alagoas)pt_BR
dc.subjectNarrativa visualpt_BR
dc.subjectFederal University of Alagoas. Technological Innovation Centerpt_BR
dc.subjectTechnological Innovation Center - Visual Identitypt_BR
dc.subjectBrandspt_BR
dc.subjectTrademark (Alagoas)pt_BR
dc.subjectVisual Storytellingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleCriação da identidade visual do NIT/UFAL por uma perspectiva da narrativa visualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoOs Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) foram criados objetivando a interação entre a Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), a que está associado, com o meio empresarial e governamental, visando a transferência de Tecnologia, atuando como interlocutor, junto ao setor produtivo. Como forma de divulgação das pesquisas com aplicação tecnológicas, já devidamente registradas junto ao INPI, tem sido desenvolvidos sites, pelas próprias instituições, conhecidas por vitrines tecnológicas, como forma de aproximação universidade/empresa. Utilizando a metodologia projectual de design, e analisando mais de 100 núcleos de inovação no país, foi observado que uma ferramenta importante é a criação de uma identidade visual. O desenvolvimento da identidade visual, atrelado a vitrine tecnológica permite uma maior visibilidade e divulgação das tecnologias geradas nas instituições públicas. Apesar de haver uma preocupação das instituições com a originalidade da identidade visual dos NITs, aproximadamente 60% não pediram sua proteção junto ao INPI, incluindo a UFAL, embora uma das metas do NIT seja proteção da propriedade intelectual. Este trabalho teve por objetivo a criação da marca, tendo também sido discutida a importância do seu uso para o NIT, e do seu registro, para proteção da propriedade intelectual. Foram realizadas as seguintes tarefas: busca das marcas das Instituições de Ciência e Tecnologia e a existência ou não de registro junto ao INPI; pesquisa entre os transeuntes da UFAL para verificação do conhecimento da existência do NIT e sua atividade; levantamento do manual da marca da UFAL, visando manter uma identidade que não conflite com o manual da marca da instituição; busca por símbolos culturais e históricos para representação da cidade de Maceió; e, uma busca bibliográfica focada em inovação, NITs, e design de marcas. A partir deste estudo foi criada uma identidade visual para o NIT/UFAL, que reflita os valores do núcleo de inovação e sua missão, atrelado as características da cultura alagoana.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Criação da identidade visual do NITUFAL por uma perspectiva da narrativa visual.pdf4.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.