Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12803
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Serviço social e educação: impactos da evasão escolar |
Autor(es): | Viana, Karoline Cristiane de Albuquerque Rodrigues Neta, Luiza Joaquina |
Primeiro Orientador: | Hirai, Wanda Griep |
metadata.dc.contributor.referee1: | Melo, Edivânia Francisca de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Márcia Iara Costa da |
Resumo: | O sistema educacional brasileiro tem sua legitimidade amparada pela Constituição Federal de 1988, bem como pelas leis de referência que asseguram a implementação dessa política no país. Acha-se regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e garante o direito da criança e do adolescente a um ensino básico e gratuito. É dever do Estado a garantia do acesso à educação para todos. Este trabalho tem por objetivo contribuir com a discussão sobre os problemas enfrentados no cotidiano das escolas e de que forma o assistente social pode contribuir para diminuir os impactos da evasão escolar em curso. O processo de investigação foi realizado através de pesquisa bibliográfica e documental, cuja base permitiu a interlocução com diversos autores para a compreensão da importância do trabalho do assistente social nas demandas cotidianas das escolas, agravadas pela Covid-19. Nessa perspectiva, o presente estudo identifica a necessidade de políticas educacionais adequadas e de profissionais engajados na busca de soluções para o conjunto de problemas vivenciados no contexto escolar. |
Abstract: | The Brazilian educational system has its legitimacy supported by the Federal Constitution of 1988, as well as by the reference laws that ensure and guarantee the implementation of this policy in the country. It is regulated by the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), law n° 9.394, of December 20, 1996, assuring the right of Children and Adolescents to basic and free education, being the duty of the State to guarantee access to education for all. This work aims to contribute to the discussion about the problems faced in the daily life of schools and how the social worker can contribute to reducing the impacts of school dropout in progress. The investigation process was carried out through bibliographical and documentary research, the basis of which allowed for dialogue with several authors to understand the importance of the Social Worker's work in the daily demands of schools, aggravated by Covid-19. In this perspective, the present study identifies the need for adequate educational policies as well as professionals engaged in the search for solutions to the set of problems experienced in the school context. Keywords: Social Work, education, school dropout, Social Worker. |
Palavras-chave: | Serviço social Educação - Evasão escolar Assistente social Social service Education - School dropout Social worker |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Serviço Social - Bacharelado |
Citação: | VIANA, Karoline Cristiane de Albuquerque; RODRIGUES NETA, Luiza Joaquina. Serviço social e educação: impactos da evasão escolar. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12803 |
Data do documento: | 16-mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Serviço social e educação impactos da evasão escolar.pdf | 793.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.